Eventos

  • Nenhum evento programado
AEC v1.0.4

Festas Anuais    

Gostamos de festejar e celebrar! Cada época do ano, cada evento, cada conquista da criança tem seu encanto e merece a atenção de todos. Por isso tanta festa!

O ano começa com o calor do verão. Colocamos nosso bloco carnavalesco, Batuque Miguilim, na rua.

Logo iniciamos a preparar o Bazar de Páscoa. As famílias em adaptação fazem trabalhos manuais que são complementados com a produção das turmas. Na Páscoa, vivenciamos a morte e renascimento da Natureza com a chegada do Outono.

Em seguida, trazemos a imagem da Lanterna para representar a luz interior que carregamos e começamos a interiorização sugerida pelo Inverno. Então, a comunidade escolar inteira se envolve na preparação da nossa grande Festa de São João: barraquinhas com as delícias típicas, jogos, danças e desafios para as crianças, além da fogueira que celebramos com músicas da época.

Depois do recesso de Julho, temos a Festa dos Ventos, na qual resgatamos antigas brincadeiras como pipas, cataventos e bolhas de sabão para dançarmos com o vento que sopra nesta época.

A chegada da Primavera é celebrada ao ar livre com músicas, danças e coroas de flores, além de um piquenique frugal que completa o alimento a ser compartilhado.

Do dia 29 de setembro, dia de São Micael, no qual comemoramos o aniversário da escola, até o dia de Finados, vivenciamos a época de Micael. A imagem do cavaleiro que domina o dragão fala da coragem para enfrentar os desafios e estes são propostos na superação do físico, com movimentos que exigem equilíbrio, destreza, força e coragem.

Fazendo uma transição que nos liga a qualidade dos pastores, cujo sentimento puro e inocente conduz ao zelo e à devoção, passamos para a época do Advento. Com alegre expectativa, preparamos a atmosfera para o nascimento do Novo, do humano em seu sentido mais elevado, que culmina no Natal. Nesta época, um Bazar de Natal é produzido por todos, com trabalhos manuais feitos com materiais naturais e uma Exposição Pedagógica que permite aos visitantes conhecer um pouco do que foi desenvolvido naquele ano.

Fechamos o ano com uma comemoração de Natal, na qual músicas e imagens da época são compostas numa apresentação que aquece e envolve nossa comunidade escolar.

As festas escolares têm significados e propósitos fundamentais para nossa pedagogia, permitindo que a nossa alma vivencie as qualidades de cada época do ano que culminam com o encontro da comunidade, por isso afirmamos que a presença de cada criança é muito importante. É essencial que o calendário escolar seja observado com cuidado, pois lá estão agendadas as nossas festas. Pedimos atenção também à faixa etária a qual será direcionada cada festa e lembramos que elas são consideradas como dias letivos.

 




  • Nenhum evento programado
AEC v1.0.4