Ensino Fundamental

Como funcionamos

Este tópico tem como objetivo renovar a comunicação entre pais e escola, no que diz respeito ao nosso Ensino Fundamental e, de alguns de hábitos já cultivados desde o nosso início. Esperamos que essas orientações auxiliem-nos a alinhar os aspectos práticos do funcionamento do Jardim-Escola Michaelis, entendendo que esse diálogo é de suma importância para a estruturação do trabalho pedagógico.

Nosso dia a dia

Ao longo dos anos, o professor de classe acompanha e constrói, em parceria com as famílias, o desenvolvimento de seus alunos, através de ritmos diários, semanais, mensais e anuais. Os conteúdos e vivências são trabalhados nas esferas do querer, sentir e pensar. No Ensino Fundamental, há um enfoque no sentir através de formas artísticas como a musical e rítmica, artes plásticas, euritmia, desenho de formas entre outras. Da mesma maneira, são oferecidas as aulas das seguintes matérias complementares: Língua Inglesa e Alemã, Euritmia, Religiosidade, Educação Física e Trabalhos Manuais.

O ritmo diário inicia com a aula principal conduzida pelo professor de classe no primeiro horário da manhã. Este é um dos momentos mais importantes do dia, pois as crianças se unem ao professor, ao grupo e à época que está sendo trabalhada. O início com o verso é um momento de extrema concentração, no qual agradecemos e pedimos forças para mais um dia. A roda rítmica é o momento de movimento da aula principal, que é repleta de gestos, poemas, músicas e pequenas peças teatrais de muita inspiração. A roda conecta as crianças à época do ano que está sendo vivenciada, trazendo o que acontece na natureza e no mundo para dentro da criança, através de um ritmo de inspiração e expiração. Após o lanche e a pausa, são realizadas as aulas das outras disciplinas e o retorno do professor de classe.

A comunicação sobre o dia a dia escolar entre os pais e o professor de classe é feita através da caderneta. Já a comunicação entre os pais e a escola, como um todo, é realizada através de e-mail ou circulares que vão dentro das mochilas das crianças. É indispensável que as cadernetas, e mochilas, sejam conferidas diariamente.

Pontualidade

A criança do segundo setênio (7 a 14 anos) também precisa de ritmo, rotina, pois estes trazem segurança e fortalecem sua alma, e seu corpo, para o dia a dia e para o aprendizado. Neste sentido, a assiduidade e a pontualidade são essenciais para a vivência de um ritmo diário constante.

O horário de entrada das crianças é às 07h30 e o horário de saída é às 12h15.

As aulas seguem o seguinte horário:

das 7h30 às 9h – Aula principal
das 9h às 9h30 – Lanche
das 9h30 às 9h55 – Pausa
das 9h55 às 10h40 – Aula de matéria
das 10h40 às 11h25 – Aula de matéria
das 11h30 às 12h15 – Última aula

Os retardatários deverão esperar a segunda chamada, às 8h. No entanto, os atrasos na entrada trazem desconforto e insegurança à criança, pois ela deixa de participar do verso e da roda da manhã.

No horário de saída, os pais devem aguardar as crianças no corredor, evitando entrar na área do pátio. Pedimos que as crianças não permaneçam na escola e, tampouco, usem o pátio após as 12h30, pois isso interfere tanto no ritmo das crianças, quanto na dinâmica da escola, já que o professor não está mais disponível para sua condução.

Lanche

O lanche no Ensino Fundamental é provido pelas famílias, e cada criança traz o seu alimento de casa. No entanto, é reservado um momento para o lanche, pois ele é também um momento de veneração e agradecimento no qual cantamos o seguinte verso:

“Terra que esses frutos deu,
sol que os amadureceu.
Nobre sol, nobre terra,
jamais os esqueceremos”.

Para que esse sentido seja vivenciado pelas crianças, é preciso que o alimento esteja o mais perto possível de seu estado natural. As frutas são uma ótima opção, pois além de serem nutritivas e saborosas, trazem consigo o ritmo da natureza quando são escolhidas nas suas respectivas estações. As raízes, como o inhame e o aipim, também são excelentes indicações, por serem ricas em sais minerais. Em épocas frias do outono e do inverno, as castanhas e frutas secas são uma opção altamente nutritiva e saborosa. Doces, chocolates, derivados do açúcar refinado, corantes e conservantes são evitados, pois não estão de acordo com os hábitos alimentares cultivados nesta escola.

Atividade extraclasse

Os alunos realizam diversas atividades e passeios que complementam o aprendizado através de vivências em outros espaços, como horta, plantio, marcenaria, entre outros. Há dois tipos de passeio:

Passeio de turma: organizado pelo professor de classe de acordo com o seu planejamento anual. A periodicidade é definida pelo professor.

Encontro de classe: encontro social da classe organizado pelos pais e representante, visando o fortalecimento do social da turma. É sugerido que seja realizado um encontro por semestre.

Brinquedos

Objetos trazidos de casa: fica a critério do professor de classe indicar o dia e os brinquedos que seus alunos podem trazer para a escola. A indicação é de brinquedos tradicionais como o pião, cordas, bonecos de pano, ioiô e alguns jogos de tabuleiros. Os brinquedos trazidos pelos alunos são de sua responsabilidade e a de instruir a brincadeira é do professor.

Reforço escolar

Os professores de classe e de matéria podem indicar o reforço escolar para o aluno com dificuldades de realizar suas tarefas. É importante ressaltar que neste momento, o professor trabalhará de forma individualizada as necessidades do aluno. Em casos especiais, o professor também poderá aconselhar aos pais a levar seu filho a um profissional, indicado por ele, para um reforço continuado.

 




  • Nenhum evento programado
AEC v1.0.4