Conselho de Pais

“Do entrosamento das atividades dos pais
e do trabalho pedagógico dos professores dependerá,
em larga escala, o espírito que reina numa escola e o
ambiente propício para a realização das suas metas.”
Rudolf Lanz


Conselho de Pais

A estrutura organizacional da escola Waldorf contempla os princípios da Trimembração Social propostos por Rudolf Steiner: liberdade no âmbito da atividade cultural, igualdade no âmbito jurídico-administrativo e fraternidade no âmbito social e econômico. De acordo com estes princípios, a escola é concebida como um microrganismo social, onde se diferenciam e convivem, de maneira equilibrada, três esferas: a esfera pedagógica (questões culturais), a esfera jurídico-administrativa (vida institucional) e a esfera da comunidade (o que advém das relações humanas e as necessidades socioeconômicas). O trabalho dos órgãos e comissões representantes destas três esferas visa o pleno funcionamento da escola, resultando na autogestão ou gestão participativa, sustentada pela autonomia, pela responsabilidade individual e pela contribuição que cada integrante é capaz de oferecer.

O Conselho de Pais zela pelos interesses comuns a todos os pais e à comunidade escolar, frequentemente alinhado às outras comissões, ajuda em campanhas financeiras, festas, divulgação das ideias pedagógicas da escola, além de atividades extracurriculares, como encontros sociais e bazares.

 




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