INFORMATIVO MICHAELIS
31 de OUTUBRO de 2019
www.michaelis.org.br

 

Querida Comunidade Educadora Michaelis,

A comemoração dos 21 anos da Federação das Escolas Waldorf do Brasil, que ocorreu neste último final de semana, em São Paulo, celebrou o centenário da Pedagogia Waldorf e relembrou os passos dados para a consolidação deste movimento e representações no Brasil.

Nossa escola esteve representada neste evento pelas professoras Renata Oliveira e Isabel Santos (também pela Regional RJ/ES) e pela diretora-presidente da Mantenedora desta escola (APAM-RJ), Stella Maria van Weerelt, que contou ainda com a Assembleia Extraordinária da FEWB para a aprovação do novo Regimento Interno.

Este momento nos traz uma imagem dos mais de 60 anos do movimento Waldorf no país, onde o número de escolas desta pedagogia cresceu cerca de 200% nos últimos 10 anos. Hoje elas formam uma rede de 88 escolas filiadas e 200 sendo acompanhadas, somando 288 iniciativas Waldorf em 21 estados brasileiros. Deste total, 15 são escolas sociais ou parcerias público privadas. Este movimento educacional reúne mais de 17.200 alunos e cerca de 1.700 professores habilitados em um dos 20 centros de formação em Pedagogia Waldorf distribuídos pelo país. Ao todo, temos:

. 14 escolas que vão até o 12º ano;
. 16 até o 8º ano;
. 48 até o 5º ano;
. 200 jardins de infância e cerca de novas 10 iniciativas se preparando para iniciar suas atividades em 2020.
. 20 centros de formação e mais de 15 formações continuadas de professores Waldorf realizadas a cada ano em todo o país.

Sigamos em frente!


Fonte: FEWB/2019
 
 

AGENDA

 

🍞 É NESTE SÁBADO! 02/NOV – 9h às 12h – OFICINA DE PÃES ARTESANAIS

Com Marcelo e Désirée Ciocchi – Sede da Visconde de Caravelas, 20.
Aprenda a fazer pães de fermentação natural tipo ciabatta e tartine! Haverá cuidadora para as crianças, levar lanche para elas. Contribuição consciente de 20,00, 30,00 ou 50,00. Inscrição necessária: aprofundamento@michaelis.org.br.

👫 07/NOV – QUINTA – 19h – ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DA MANTENEDORA DO JARDIM-ESCOLA MICHAELIS (APAM- RJ)

Pauta: Aprovação da expansão ao Berçário II na Educação Infantil; Aprovação da alteração do nome fantasia da escola, passando de Jardim-Escola Michaelis para Escola Waldorf Michaelis. A votação ocorrerá com o número de associados presentes com direito a voto. A assembleia ocorrerá na sede da Visconde de Caravelas, 20, com primeira convocação, às 19h e segunda convocação, às 19h30.
 

😱 07/NOV – QUINTA – CONSELHO DE CLASSE – NÃO HAVERÁ AULA

No dia 07 de novembro, quinta, ocorrerão os Conselhos de Classe da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, quando todos os professores se reúnem para avaliarem, de forma ampla, os alunos de ambos os segmentos, concomitante à avaliação da qualificação do ensino. Por esta razão, não haverá aula também no turno ampliado do Infantil e nas Oficinas de Artes.
 


ACONTECEU

🎉 CERIMÔNIA DE COMEMORAÇÃO DE 21 ANOS DA FEDERAÇÃO DAS ESCOLAS WALDORF DO BRASIL (FEWB) – 26/OUT

Neste último sábado, 26/OUT, aconteceu a Assembleia Geral Extraordinária da Federação das Escolas Waldorf do Brasil, na sede da Comunidade de Cristãos, em São Paulo, para a aprovação do novo Regimento Interno da FEWB, que completa 21 anos. O encontro contou com a presença, representando nossa comunidade, das professoras Renata Oliveira e Isabel Santos (também pela Regional RJ/ES) e da diretora-presidente da Associação Mantenedora deste escola (APAM-RJ), Stella Maria van Weerelt.
Esta AGE foi antecedida por uma retrospectiva da história da Pedagogia Waldorf no Brasil e uma homenagem a pedagogos, antigos diretores da FEWB, algumas pessoas e instituições apoiadoras que foram fundamentais para que o impulso, nascido na Alemanha há 100 anos, pudesse se desenvolver no Brasil.


📰 MICHAELIS NA MATÉRIA DO JORNAL O GLOBO – Caderno Zona Sul – 26/OUT 

“Escolas apostam em métodos alternativos para estimular aluno a ter senso crítico e participar do próprio aprendizado /  Jardim-Escola Michaelis aposta em arte como forma de ensino”.
Veja aqui em imagens: http://bit.ly/2NqloNM  e aqui no site do O GLOBO: https://glo.bo/2PtVH1o (requer cadastro/login)

🛥 PASSEIO DO 4º ANO – HISTÓRIA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO – 12/OUT

O 4º ano fez seu passeio de classe com as famílias complementando a época de história. As crianças embarcaram na Baía de Guanabara guiados pelo navio ‘Corsário Carioca’, uma embarcação tripulada por variados personagens de nossa história – Arariboia; Estácio de Sá; Padre Anchieta; Villegagnon – onde crianças e adultos puderam relembrar e aprender um pouco mais sobre nossa cidade. Um professor de história caracterizado de Padre Anchieta pontuou locais históricos importantes da história do Rio de Janeiro. A classe foi muito bem recebida e a professora homenageada pelo dia dos professores pela tripulação com um lindo vaso de azaleias!


O QUE VEM POR AÍ

🔨 09/NOV – SÁBADO – 9h às 12h – MUTIRÃO DE CUIDADOS NA ESCOLA

Sede(s) a definir

 

👥 13/NOV – QUARTA – 19h às 20h30 – RODA DE CONVERSA – O ZODÍACO SEGUNDO RUDOLF STEINER

Com Leila Tammela e Rosemarie Jungen – Sede da Visconde de Caravelas

 

🐏 23/NOV – SÁBADO – 9h às 17h – OFICINA DE FELTRAGEM

Com Regiane Romanini – Sede da Visconde de Caravelas
Vivência arteterapêutica e técnicas básicas de feltragem com agulha inspiradas na Pedagogia Waldorf. Contribuição consciente de 120,00, 150,00 ou 180,00. Material incluso. Levar lanche colaborativo. Inscrições: aprofundamento@michaelis.org.br ou Whatsapp 21- 98575 8643 (Mariana).

 

 

👥 28/NOV – QUINTA – 19h às 20h30 –  – RODA DE CONVERSA “Os benefícios dos contos de fadas aos ouvidos e alma dos pequenos”

Com Dr. Darlan Schottz – Sede da Visconde de Caravelas

 

 

 

APROFUNDANDO NA ANTROPOSOFIA

“Todo processo vivo de  aprendizagem deverá necessariamente respeitar e fomentar um ritmo adequado. A Pedagogia Waldorf considera fundamental a alternância sadia e equilibrada entre concentração e expansão, entre atividade intelectual e prática, entre esforço e descanso, entre recordação e esquecimento. Assim se planeja o mais cuidadosamente possível, a partir desse ponto de vista, tanto a prática educativa anual, mensal, semanal e diária, como também cada uma das horas de aula, a fim de conseguir o ritmo adequado às fases de compreensão, assimilação e produção da aprendizagem”.

Fonte: Proposta Educacional Waldorf da Federação das Escolas Waldorf do Brasil, 2017.
 

 


“Uma verdadeira individualidade será aquela pessoa que atinge o ponto mais elevado da região das ideias com seus sentimentos”.

Fonte: GA 4, pp. 109-10, cap. IV, Die Menschliche Individualität (“A individualidade humana”)

 

 

Obrigado!
🙏🌹

Realização: Comissão de Comunicação
Sugestões: comunicacao@michaelis.org.br