SOMOS A ESCOLA WALDORF MICHAELIS

Em 1993, no bairro da Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, a semente da Pedagogia Waldorf foi plantada. Era o começo de um sonho. Ali nascia o Jardim-Escola Michaelis, hoje Escola Waldorf Michaelis, com 7 famílias e 1 professora, construído em pilares de forças equivalentes, onde corpo docente, famílias e a gestão administrativa trabalham lado a lado pela construção diária da comunidade. Um modelo de cooperação e associação em prol do que está no centro de importância: as crianças e seu desenvolvimento saudável, humano e integral.

Somos uma escola associativa, sem fins lucrativos que completará 30 anos de existência em 2023. Nosso modelo de organização está baseado nos princípios da Trimembração Social proposta por Rudolf Steiner: Fraternidade no âmbito socioeconômico; Igualdade no âmbito jurídico administrativo e Liberdade no âmbito cultural.

A Escola Waldorf Michaelis é uma das 88 escolas brasileiras associadas à Federação de Escolas Waldorf do Brasil e a única federada e que ministra Ensino Fundamental I e II na cidade do Rio de Janeiro. Atualmente funciona com Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e possui 172 matrículas, entre crianças e jovens.

Em 2022, iniciamos o segmento Fundamental II, com a 1ª turma do 6º ano e, nos anos vindouros, teremos uma escola no Rio de Janeiro oferecendo essa Pedagogia para o Ensino Fundamental como um todo, com capacidade para mais de 200 estudantes, contribuindo para a sustentabilidade financeira da instituição e a realização de ações afirmativas.

Para dar continuidade a esse projeto, é necessário mudar de sede, pois o nosso espaço atual localizado na Rua Indiana, no bairro Botafogo, não comporta esta expansão.

O que é a Pedagogia Waldorf?

A Pedagogia Waldorf, como é conhecida a pedagogia antroposófica, foi idealizada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner em 1919, na Alemanha, e apontada pela UNESCO (Delors, 2003) como sendo a pedagogia capaz de responder aos desafios educacionais, principalmente nas áreas de grandes diferenças culturais.

As escolas Waldorf formam hoje uma das redes independentes que mais crescem no mundo. São 1092 escolas em 64 países e 1857 jardins de infância Waldorf em 70 países (dessas, 30 escolas e 62 jardins Waldorf são no Brasil).

O potencial de transmissão dos valores humanitários e ecológicos da Pedagogia Waldorf tem muito a ser ampliado na cidade do Rio de Janeiro, imersa num abismo social e marcada por diferenças culturais. Iniciativas desta natureza contribuem na formação de valores, e maior integração social, sendo uma alternativa de futuro junto à comunidade.

Objetivos do Financiamento Coletivo

A Comissão de Cenários, formada por professores, familiares e amigos da escola, vem desde 2014 em busca de uma nova sede para a Escola Waldorf Michaelis. Finalmente em 2021, depois de 7 anos, encontramos um imóvel para locação, com negociação para futura compra, que cabe o Fundamental I e II. Trata-se de uma ampla casa com área externa e vegetação exuberante, localizada no bairro do Cosme Velho. Nele, poderemos expandir o número de crianças e jovens, planejar a viabilidade de novas salas para a Educação Infantil, oferecer valores fraternos de contribuição mensal e crescer, gradualmente, rumo ao ensino médio.

Em fevereiro de 2022 iniciamos a 1ª turma do 6º ano do Fundamental II, e seguiremos crescendo, aumentando uma turma/série a cada ano, potencializando a expansão da Pedagogia Waldorf no Rio de Janeiro e as ações afirmativas de nossa comunidade, com foco na reparação social na região.

Em março de 2022 assinamos o contrato de locação e iniciamos os processos de legalização da casa. Em outubro de 2022 as chaves foram entregues!

Agora, mãos na massa!! Vamos juntos rumo à realização desse sonho!

Para iniciarmos o ano letivo de 2023 na futura sede, será necessária a realização de obras, para transformá-la numa escola Waldorf, e contratação de profissionais para o 7º ano. A expansão visa também ampliar de forma significativa as ações afirmativas na escola.

Precisamos da sua ajuda para realizar as obras de adequações da nova sede.

DOE E FAÇA ESSE SONHO ACONTECER!

Contrapartida social

As ações afirmativas são uma das ações que auxiliam na construção de práticas antirracistas. A escola está comprometida com a reparação racial através da implementação de ações afirmativas, com respaldo da UERJ, Universidade parceira da Escola Michaelis desde 2013. O cenário de implementação na UERJ esteve diretamente relacionado com a presença maciça de trabalhadores (as) como estudantes. Nessa trilha, a comunidade educadora Michaelis sempre esteve comprometida com o processo de aprofundamento formativo do corpo docente composto, 40% aproximadamente, por mulheres negras periféricas.

Em 2023, a Escola Waldorf Michaelis irá oferecer 03 vagas de ações afirmativas e inclusão social para o Segmento do Fundamental I e II. Nossa intenção é ampliar este número ano a ano, aprofundando, cada vez mais, a temática do antirracismo no dia a dia da escola.

Custos

Nossa equipe técnica (arquitetos, engenheiros e gestores voluntários), estima que para reformar a casa com banheiros adaptados, salas de aula, cozinha e salas de apoio, serão necessários os seguintes serviços:

  • Obra civil
  • Elétrica
  • Hidráulica
  • Pisos para as salas de aula
  • Marcenaria
  • Serralheria
  • Pintura

Custo estimado de R$ 200.000,00 entre mão de obra e material.
E para esse passo importante precisamos da sua ajuda!

Temos como meta conseguir ajuda para compra de materiais e pagamento da mão de obra que acontece semanalmente.

DOE E FAÇA ESSE SONHO ACONTECER!

Venha fazer parte desse sonho!
A Escola Somos Nós!!
Comunidade Educadora Michaelis