INFORMATIVO MICHAELIS
24 de OUTUBRO de 2019

https://www.michaelis.org.br  

 

Querida Comunidade Educadora Michaelis,
Fizemos uma pausa na semana que passou, o Recesso da Primavera, através do qual busca-se que as crianças e professores descansem e  revigorem para o retorno às atividades até o final do ano. Comumente, neste período de pausa, alguns professores encaminham-se para as imersões das suas formações em pedagogia Waldorf. É hora também de pais e familiares retornarem com ânimo renovado para as tarefas e desafios da nossa comunidade. Mãos à obra!

 

AGENDA

🎭 26/OUT – SÁBADO – 16h – SARAU NO PARQUE DO MARTELO

Neste sábado, às 16h, haverá um encontro de famílias no Parque do Martelo (Rua Miguel Pereira, 41), no Humaitá, quando algumas crianças irão se apresentar num sarau. Alguns alunos do Jardim-Escola Michaelis devem se apresentar e as famílias da comunidade estão se mobilizando para ir a fim de divulgar a escola. O evento receberá ainda doações para o Lar Cantinho Feliz: arroz, feijão, óleo, macarrão, fubá, farinha, leite em pó, extrato de tomate, sal, achocolatados, biscoitos, sucos, goiabada e gelatina. A instituição atende 210 crianças, de 1 a 5 anos, das comunidades do Morro dos Macacos, Pau da Bandeira e Morro São João.

🎶 30/OUT – QUARTA – 7h40 – QUARTA SOCIAL DO ENSINO FUNDAMENTAL

Como em todas as últimas quartas do mês, os pais e familiares podem participar do verso matinal com nossas crianças e professores, podendo haver apresentações dos conteúdos pedagógicos vivenciados em sala de aula.

FIQUE LIGADO!

📝 URGENTE – DEVOLUÇÃO DO CONTRATO ESCOLAR 2020

Você já devolveu o contrato de prestação de serviço educacional 2020 assinado? Eles seguiram nas mochilas antes do recesso e deveriam ter sido retornados na segunda 21/10. Até agora pouquíssimas famílias devolveram. Quem ainda não entregou, por favor, devolva o mais rápido possível para garantir sua vaga. As matrículas de novas famílias vão começar em breve e serão disponibilizadas vagas nas turmas! Se houver alguma dúvida, procure a Cristina na Secretaria, na rua Visconde de Caravelas, 20.

👶 IMPLANTAÇÃO DO BERÇÁRIO NO JARDIM-ESCOLA MICHAELIS

O Jardim-Escola Michaelis vem se mobilizando em estudos e propostas de viabilidade no sentido de implantar o Berçário, para atender crianças a partir de 1 ano e 3 meses. Portanto, se você ou alguém de seu conhecimento tem interesse em matricular neste segmento, preencha AQUI a pesquisa ou entre em contato com matricula@michaelis.org.br / 2527-2016 /www.michaelis.org.br.

O QUE VEM POR AÍ


😱 CONSELHO DE CLASSE – 07/NOV – QUINTA – NÃO HAVERÁ AULA

No dia 07 de novembro, quinta, ocorrerão os Conselhos de Classe da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, quando todos os professores se reúnem para avaliarem, de forma ampla, os alunos de ambos os segmentos, concomitante à avaliação da qualificação do ensino. Por esta razão, não haverá aula também no turno ampliado do Infantil e nas Oficinas de Artes.

 


APROFUNDANDO NA ANTROPOSOFIA


“A Educação Básica inicia-se com a Educação Infantil, que atende as crianças do primeiro setênio. Nessa fase a criança tem como característica uma atividade particularmente intensa dos sentidos e uma relação pouco seletiva frente às experiências sensoriais. Isso revela a forte tendência de se entregar ao mundo ambiente. A criança precisa do exemplo dos adultos e do ambiente em que vive. As vivências se transformam em reações ativas que, por sua vez, desenvolvem o organismo. Assim, a imitação educa, em síntese, o organismo. Quando tiver atingido um determinado nível de formação, as forças plasmadoras se tornam livres e podem então estar disponíveis para a escolarização. É o momento da maturidade escolar. Essas forças podem ser plasmadas por imagens e pensamentos, pela memória e pelo ritmo. Um sintoma exterior do término dessa atividade plasmadora dos órgãos é a formação dos dentes definitivos, ou seja, o início do processo da troca de dentição. Outros sintomas a serem observados para o ingresso no primeiro ano do ensino fundamental são o alongamento normal dos membros, a capacidade de efetuar movimentos coordenados e um adequado desenvolvimento da memória. Todavia os processos de aceleração da atualidade vêm dificultando a determinação inequívoca da maturidade escolar.”
Fonte: Proposta Educacional Waldorf da Federação das Escolas Waldorf do Brasil, 2017. 

“Eu quero aprender,
Eu quero trabalhar,
Eu quero trabalhar aprendendo,
Eu quero aprender trabalhando.”

Rudolf Steiner. Fonte: GA 40, p. 251, 03/08/1919

Obrigado!
🙏🌹

Realização: Comissão de Comunicação
Sugestões: comunicacao@michaelis.org.br