A época de Pentecostes
C U R R Í C U L O W A L D O R F
pelo Corpo Docente da Educação Infantil da Escola Waldorf Michaelis
Chegamos à época de Pentecostes. A palavra vem do grego e significa quinquagésimo, se referindo a este período que sucede a Páscoa, isto é, 50 dias após a ressurreição do Cristo, quando pelas escrituras, os apóstolos receberam a chama do Divino Espírito Santo, despertando neles o dom da palavra. A partir de então, eles foram capazes de espalhar mensagens de amor pelo mundo. Depois de vivermos o processo de interiorização da época de outono, agora, seguimos com o ritmo para fora, celebrando o Pentecostes. Temos aqui a oportunidade de sair do indivíduo e olhar para a comunidade, diante das diversidades que encontramos no outro. E neste momento de quarentena, somos ainda mais impulsionados para estar nesse lugar, do “eu” no “nós”, através de um sentimento que nos une como humanidade: o Amor.
Como podemos ajudar o outro?
O que podemos preparar para o outro? Durante esta época, trazemos para as crianças a imagem das profissões, onde cada um com seu trabalho contribui para o bem do todo. Como o padeiro com seu pão quentinho, o sapateiro consertando belíssimos sapatos, a lavadeira sempre deixando as roupas limpinhas e cheirosas... Ah! Como é bom poder ajudar e compartilhar! As crianças podem estar inseridas em atividades que contribuam para o próximo, que fortaleça o sentimento de comunidade, como o preparar do pão, cortar as frutas para uma salada, e assim compartilhar essas delícias com toda família. Outra imagem desta época é trabalhar as diferentes línguas. Com as crianças, inserimos músicas nas brincadeiras e rodas rítmicas que contenham além do português, o inglês, o espanhol, línguas indígenas e etc. As crianças se divertem bastante e dessa forma vivenciamos a diversidade dos nossos povos.