Educação Infantil

Maternal

Turnos disponíveis: manhã e tarde
Idade dos alunos: 2 a 4 anos
Local: Rua Principado de Mônaco, Botafogo

O nome Maternal vem de mater (mãe, em latim) e, dentro do olhar da Pedagogia Waldorf, esse termo indica acolhimento à criança: a professora inspira-se na qualidade do papel da mãe sem, no entanto, colocar-se no lugar da própria. As idades dos pequenos vão de dois a quatro anos , período em que necessitam da presença marcante de suas mães. Por isso, um dos focos mais importantes do Maternal, além da segurança propiciada pelo vínculo com a criança, é criar uma atmosfera tranquila e alegre, que deve reinar na sala como se fosse uma extensão de sua casa, irradiada a partir da postura interior do educador.

As atividades propostas dentro da sala favorecem tudo aquilo que liga as crianças a tarefas habituais da casa as quais, aos poucos, ensaiam em suas brincadeiras. Então, saboreiam, em comunhão, lanches de frutas e cereais integrais e participam, espontaneamente, destes afazeres. A música permeia e conduz o Maternal. Enquanto canta docemente, a professora mantém o olhar atento, a cada criança.

Jardim de Infância

Turnos disponíveis: manhã e tarde
Idade dos alunos: 4 a 6 anos
Local: Rua Principado de Mônaco, Botafogo

Quando a Pedagogia Waldorf pensa em educação infantil, cria um ambiente à imagem e semelhança da casa, seguro e confortável, com uma cozinha dentro da sala de aula para os momentos de cultivo ao preparo do alimento, e com objetos naturais dispostos para a exploração da imaginação da criança.

Busca-se cuidar da infância como um espaço sagrado, onde a criança descobre estar viva, pulsante, respirando o mundo. Onde se alimenta do mundo a todo momento com seus sentidos; onde alimenta esse mesmo mundo com sua força criativa e potencial de liberdade. Onde a criança experimenta conhecer o mundo e seus limites a partir do próprio corpo. Onde cada criança é reconhecida como um ser individual, único, esperando que possamos abrir caminhos para que desenvolvam suas potências.

Nossa rotina se inspira nos ritmos da natureza, nos movimentos de concentração e expansão, criando uma base segura para a criança e seus processos orgânicos. A proposta é que a escola seja sentida pelos pequenos como um prolongamento do lar, onde as crianças, de forma rítmica, brincam, dentro e fora da sala, com brinquedos naturais, e em liberdade.

Aqui se respeita o tempo da criança e o ritmo cadenciado entre um brincar livre e um brincar dirigido, entre um brincar dentro e outro fora, entre movimento ativo e descanso, sempre evoluindo na toada como de uma respiração, que expande e contrai. Assim como o corpo mantem-se equilibrado com essa dinâmica, o aprendizado acompanha este ritmo.

Desta forma, há o tempo do brincar dentro, quando cria-se um ambiente propício para a criança experimentar sua imaginação, com pedaços de tecidos, brinquedos de madeira, objetos naturais, como tocos, sementes, folhas, caroços de frutas secas, cascas, entre outros, e um brincar fora, também com possibilidades de investigação da natureza e do próprio corpo da criança, que é convidada a viver brincadeiras na areia, na natureza, com balanços e escaladas, com objetos reais, naturais, um convite a experimentar a potência da vida.

Em sala, há também brincadeiras dirigidas, como a culinária, com a atividade principal semanal do fazer o pão, trabalhos manuais, desenho e aquarela, música e contação de histórias. Diariamente oferecemos uma alimentação orgânica a base de cereais, frutas e legumes.

As crianças ajudam a professora a preparar o lanche, limpar a louça, varrer, costurar e tecer, a partir – principalmente – da imitação com a qual ela realiza essas tarefas, e de acordo com a possibilidade de cada faixa etária.

A música, o canto e os contos de fada compõem essa atmosfera benéfica, e poética, na qual a criança pode se formar integralmente.

Ensino Fundamental

Fundamental I

Turno disponível: manhã
Idade dos alunos: 6 a 11 anos
Local: Rua Visconde de Caravelas, Botafogo

No Ensino Fundamental, a grande porta para o processo educativo é o sentir. É através da vida de sentimentos e fantasia da criança que todo conteúdo escolar é vivenciado. Português, matemática, línguas, estudos da natureza e da humanidade são permeados com práticas artísticas, apresentados através de jogos rítmicos, histórias e músicas e desenvolvidos pelas mãos das crianças. O professor de classe acompanha seu grupo de crianças do primeiro ao quinto ano, construindo um forte vínculo de amor e confiança com crianças e famílias, procurando proporcionar um desenvolvimento saudável e integrar pensar, sentir e querer no dia-a-dia escolar.

Nossa pedagogia dá grande valor à arte e ao fazer manual. De diversas formas, as práticas artísticas e manifestações criativas permeiam o dia a dia escolar e os conteúdos desenvolvidos em sala de aula. De acordo com a faixa etária, o currículo escolar é enriquecido por aulas de trabalhos manuais (tricô, crochê, ponto-cruz, tricô de cinco agulhas), música (kântele, flauta doce, instrumentos de cordas, canto), artes (desenho, pintura, aquarela, desenho de formas, teatro), movimento (jogos, educação física, euritmia*), inglês, alemão, horta e culinária.

Turno Ampliado

Integral para os pequenos

Para as famílias que desejam oferecer um contraturno com atividades que atendem as necessidades da criança pequena a luz da pedagogia Waldorf, na certeza de que seus filhos terão um ritmo, atividades e alimentação adequada, essa orgânica e integral, onde comer com os colegas e docentes é um ato de amor, a Michaelis oferece o horário integral, que vai até às 17h30.

Oficinas para os maiores

Para este segmento, que funciona em seu horário normal no turno da manhã, de 7h30 às 12h30, a Michaelis oferece um série de oficinas de artes, que possibilita que alunos da escola ou de fora da comunidade, que desejem ter atividades do currículo waldorf e afins, com opções variadas de formatos. Vejam nossas possibilidades!

Para crianças de 6 a 11 anos, que cursem o Ensino Fundamental na Michaelis ou em outras escolas:

  • De 12h30 às 17h30
  • Aberto ao público em geral, crianças de 6 a 11 anos
  • Opção de 1 a 5 vezes na semana
  • Opção de um último momento de acolhimento com contação de histórias, higiene, lanche e aconchego para ir à casa
  • Opção de 1 a 2 oficinas por dia + momento de acolhimento
  • Opção de apenas almoço (pacote mensal e vagas limitadas)
  • Almoço orgânico incluído com opção de proteína animal korin
  • Mínimo de 4 crianças por oficina

Calendário semanal das Oficinas

Oficina 1 – 13h30min às 14h30min

Segunda-feira
Circo

Terça-feira
Trabalhos manuais

Quarta-feira
Jogos populares

Quinta-feira
Teatro

Sexta-feira
Culinária

Oficina 2 – 15h às 16h

Segunda-feira
Teatro

Terça-feira
Desenho e pintura

Quarta-feira
Circo

Quinta-feira
Jogos teatrais

Sexta-feira
Teatro

Inscrições e informaçõesoficinasfundamental@michaelis.org.br