Você conhece a Pedagogia Waldorf?

Waldorf é o nome da pedagogia, criada em 1919 pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner (foto), na cidade de Stuttgart, na Alemanha, quando, a pedido dos funcionários de uma fábrica de cigarros, onde Steiner fazia suas palestras sobre a organização social, base da Antroposofia, criou-se uma escola que atendesse aos filhos daqueles que desejam ver tais fundamentos como princípios da educação das próximas gerações. A escola ganhou o nome da fábrica, Waldorf.

As escolas Waldorf formam hoje a rede independente que mais cresce no mundo. São 1092 escolas em 64 países* e 1857 jardins de infância Waldorf em 70 países (dessas, 30 escolas e 62 jardins Waldorf são no Brasil), nos cinco continentes. A Pedagogia Waldorf oferece um modelo de currículo que pode ser considerado vivo, dinâmico e integrado, que tem como norte o desenvolvimento global do indivíduo.

A Escola Waldorf Michaelis é uma das 30 escolas brasileiras associadas à Federação de Escolas Waldorf do Brasil**, sendo a única federada e que ministra Ensino Fundamental I e II na cidade do Rio de Janeiro. A Pedagogia Waldorf é considerada pela UNESCO “o modelo de pedagogia capaz de responder aos desafios educacionais do nosso tempo, principalmente nas áreas de grandes diferenças culturais”.

Respeitando as diferenças individuais, o método visa facilitar o processo de descoberta das capacidades e realização do potencial de cada aluno, a partir das disciplinas exigidas pelo Ministério da Educação – MEC e de acordo com a Política Nacional de Educação, e das disciplinas complementares, com foco nas especificidades Waldorf e com base na Antroposofia.

“A Pedagogia Waldorf concebe o homem como uma unidade harmônica físico-anímico-espiritual e sobre esse princípio fundamenta toda a prática educativa. Considera o lado anímico-espiritual como a essência individual única de cada ser humano e o corpo físico como sua imagem e instrumento. Parte da hipótese de que o ser humano não está determinado exclusivamente pela herança e pelo ambiente, mas também pela resposta que do seu interior é capaz de realizar, em forma única e pessoal, a respeito das impressões que recebe. Considera que o homem ao nascer é portador de um potencial de predisposições e capacidades que, ao longo de sua vida, lutam por desenvolver-se.

A partir de uma visão antropológica, a Pedagogia Waldorf propõe uma concepção sobre o homem que abrange todas as dimensões humanas, em íntima relação com o mundo; explica e fundamenta o desenvolvimento dos seres humanos, segundo princípios gerais evolutivos que compreendem etapas de 7 anos, denominadas setênios. Cada setênio apresenta momentos claramente diferenciáveis, nos quais surgem ou despertam interesses, perguntas latentes e necessidades concretas.”

Trecho do texto “Fontes, Históricos e Princípios da Pedagogia Waldorf”, elaborado pela Federação das Escolas Waldorf, em dezembro de 1998.

http://www.sab.org.br/fewb/pw3.htm

*Fonte:  https://www.freunde-waldorf.de/en/waldorf-worldwide/waldorf-education/waldorf-world-list/

** Fonte: http://www.sab.org.br/fewb/

Principais abordagens da Pedagogia Waldorf

Educação Infantil

A Pedagogia Waldorf considera que os primeiros sete anos da criança (primeiro setênio) necessitam de um ambiente propício à formação do indivíduo, e que este ambiente é bastante diferente daquele que o aluno irá experimentar em seu segundo setênio de vida, entre os sete e 14 anos. Por isso, a escola que atende aos alunos desta idade não é encarada como uma pré-formação para o Ensino Fundamental. Ela é um prolongamento do lar da criança neste primeiro momento.

“Nessa fase [até os sete anos] a criança tem uma grande abertura em relação ao mundo. Ela acolhe sem resistência anímica tudo o que lhe advém do ambiente em redor, entregando-se ao mundo com CONFIANÇA ilimitada. Vive num estado de ingenuidade paradisíaca, num mundo em que o bem e o mal se confundem indistintamente. Na criança, todos os órgãos de percepção sensória estão abertos e, a partir de uma intensa atividade em seu interior, ela responde com a repetição dos estímulos vindos do ambiente exterior, a IMITAÇÃO. Essa imitação é a grande força que a criança de 1° setênio tem disponível para a aprendizagem, inclusive a do falar, do fazer, do adequado ou impróprio no comportamento humano. E é por uma imitação mais sutil que ela cria, ainda sem consciência, o fundamento para sua moralidade futura. Nesse período a criança tem muitos amigos. Ela está aberta a contatos com outros, porém as amizades ainda são bastante superficiais, não atingindo efetivamente o outro; são muito mais destinadas a trazer o outro para o seu próprio mundo e brincar. Durante esse 1º setênio, a relação mais importante com o mundo exterior transcorre de fora para dentro. Todavia, as experiências adquiridas ainda não são centralizadas no eu, ou seja, no centro de sua consciência.”.

Trecho do texto “Fontes, Históricos e Princípios da Pedagogia Waldorf”, elaborado pela Federação das Escolas Waldorf, em dezembro de 1998.

http://www.sab.org.br/fewb/pw3.htm

Por todo o tempo desenvolvem-se maneiras de brincar, com apresentação de materiais, espaço para descobertas e satisfação das curiosidades. Pedaços de madeira, sementes, panos, papel, algumas cores de tintas, conchas, pedras, toquinhos, folhas – todos são materiais que podem ser utilizados no dia a dia. Receitas de pão e bolos naturais são preparados constantemente pelas professoras, com ajuda das crianças. O desfralde é feito respeitando o tempo e as características de cada criança. A professora, com autoridade amorosa, conduz a todos; por vezes conta histórias, estimulando a imaginação. Todo ambiente é adequado à convivência e à fantasia. Os contos de fadas são apresentados às criança, considerando suas idades e épocas de desenvolvimento.

Na Pedagogia Waldorf, valoriza-se o vínculo afetivo dos professores com as crianças e suas famílias, num processo de desenvolvimento de valores humanos, como respeito, confiança e amor dentro de um ambiente protegido e seguro. É a fase em que o mundo é bom. É o alimento de proteção necessário para a criança nesta etapa. Muitos professores acompanham as crianças por todo o período em que ficam na Educação Infantil, fortalecendo um elo de segurança com aquela autoridade amada que o guia nesse crescimento.

O trabalho do professor Waldorf é também empenhado na criação deste ambiente harmônico e de vínculo e na relação da escola com as famílias, em torno da formação de comunidade. As épocas do ano também conduzem a ambientação das salas, a escolha das rodas rítmicas, das histórias, brincadeiras e os alimentos oferecidos no lanche em sala de aula, de modo que criança esteja conectada com o mundo e à natureza de forma integral.

Ensino Fundamental

Na Escola Waldorf Michaelis, hoje nós oferecemos o Ensino Fundamental I e II.

“No segundo setênio, a criança passa a ter todas as suas forças dirigidas ao seu desenvolvimento anímico. Emancipando-se da vida puramente corporal, as energias infantis reaparecem metamorfoseadas em boa memória, imaginação, prazer em repetições rítmicas e freqüentemente em desejo de conhecer imagens de caráter universal capazes de estimular a fantasia. O pensamento da criança dessa fase é nascido mais das energias do coração do que da cabeça; é um sentimento que pensa. Este pensar é, portanto, ainda muito diferente do pensar analítico e especulativo do adulto. A grande força para aprender, nesse momento, é a capacidade de vivenciar imagens interiores intensamente. Essas imagens falam ao mundo dos sentimentos das crianças e é por intermédio delas que a criança se liga aos conteúdos apresentados.”.

Trecho do texto “Fontes, Históricos e Princípios da Pedagogia Waldorf”, elaborado pela Federação das Escolas Waldorf, em dezembro de 1998.

http://www.sab.org.br/fewb/pw3.htm

Neste período de aprendizagem, a criança desenvolve sua vida emocional, e sua ligação com o mundo e com as pessoas. Na educação escolar, a criança vivencia anos de muita sociabilidade, com desenvolvimento de tarefas coletivas, pelo bem comum, estimulando o senso comunitário. A realização de tarefas difíceis, como a construção de uma casa de alvenaria, o feitio semanal do pão, o plantio e a colheita do milho e do trigo, a feitura de um boneco grande de crochê, por exemplo, são apenas algumas atividades complementares que se somam ao ensino das disciplinas obrigatórias, como Português, Matemática e Ciências, entre outras.

A atuação continuada do professor

Um professor Waldorf costuma acompanhar sua turma por maior tempo que somente um ano letivo. Nesta Pedagogia, quando a criança está entre seis e sete anos, considerada preparada para iniciar o Ensino Fundamental, ele está pronto para desbravar novos desafios. No 1° ano do Ensino Fundamental ela conhece aquela que será sua professora de classe até o final deste segmento. Como uma educadora de sua turma, o cerne de sua relação como educador é com os alunos, e não com as matérias. Por isso a proposta de um acompanhamento mais extenso, que possibilite inclusive um elo com as famílias e formação de um grupo social. Associada à professora de classe, estão os professores de matérias, como, por exemplo, temos as disciplinas de Inglês, Alemão, Música, Educação Física e Trabalhos Manuais.

O ensino em épocas

As disciplinas são alternadas por épocas de aprendizagem. Cada época possui entre três e quatro semanas de duração. Após este período inicia-se outra época, quando outra disciplina começa a ser abordada. O ensino em épocas possibilita aos alunos receberem os conteúdos de forma não fragmentada. Através desse sistema, a criança pode efetivamente “mergulhar” em cada matéria e vivenciá-la profundamente. Ao término de uma época, a disciplina abordada “adormece” para que outra comece a ser ativada e, desta forma, há um rodízio das disciplinas, pensado de forma a tornar mais curioso e dedicado o aprendizado do aluno.

Integração das artes no currículo

A presença constante da arte no dia a dia da escola waldorf é estimulada não para o desenvolvimento de uma faculdade em si, mas como veículo didático para o aprendizado de todas as matérias. Música instrumental, canto, trabalhos manuais, artes aplicadas, pintura, desenho, desenho de formas, euritmia, educação física, declamação, dramatização e teatro, acompanham o conteúdo curricular e são desenvolvidas de acordo com a idade. Nesse cenário, além de ter seu processo de aprendizado facilitado, a criança também encontrará espaço para exteriorizar suas habilidades individuais.

Fontes e referências:

https://www.freunde-waldorf.de/en/waldorf-worldwide/waldorf-education/waldorf-world-list/

Sociedade Antroposófica do Brasil – www.sab.org.br

Federação das Escolas Waldorf – www.fewb.org.br