Quem somos

Embora a tendência seja pensar que a nossa história  tenha começado no ano de 1993, com a criação do Jardim-Escola Michaelis, verdadeiramente esta é uma estrada que teve seu início em 1919, em Stuttgart, na Alemanha, quando, a pedido dos funcionários de uma fábrica de cigarros chamada Waldorf, criou-se uma escola que atendesse aos filhos daqueles que já estavam influenciados pela trimembração social, nascida da Antroposofia de Rudolf Steiner.

Esta inspiração no passado nos aproxima do sentido original da criação de nosso querido Jardim-Escola Michaelis. Em 2019, completamos 25 anos de nascimento, mesmo ano em que a Pedagogia Waldorf completa 100! Hoje, já são mais de 3.100 jardins de infância e escolas Waldorf nascidos em mais de 80 países dos cinco continentes. Ou seja, 31 escolas abertas por ano desde a criação desta pedagogia.

Quando pensamos na rede de escolas de Pedagogia Waldorf, descartamos a ideia de filiais. Embora contendo as mesmas características estruturais e curriculares, cada escola Waldorf encontra suas especificidades e desenvolve uma identidade própria.

Assim, embora bem fundamentada, não se trata de uma metodologia enrijecida, engessada. Trata-se de uma proposta que acompanha o próprio sentido pulsante da vida: uma construção permanente que faz com que cada escola Waldorf seja única e possua características irreprodutíveis, construídas a partir da relação de famílias e docente, com as crianças sob suas responsabilidades educacionais. As famílias, os professores e colaboradores, junto às crianças, compõem a comunidade desta organização associativa.

Quem é a Michaelis?

Somos nós.

E quem somos nós?

Somos a Comunidade Educadora Michaelis!

Sejam bem-vindos!