Somos uma escola associativa

Nossa organização

Somos uma escola associativa sem fins lucrativos e nosso modelo de autogestão é orientado pelos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade, que o pensador da antroposofia, Rudolf Steiner, chamou de trimembração social, inspirado nos conceitos prementes da Revolução Francesa.Este termo, transliterado ao ser traduzido para a língua portuguesa, indica que a sociedade e as organizações sociais devem se estruturar em três organismos, considerando que todo ser humano desenvolve suas habilidades e necessidades na interação com os outros seres.

Baseada nessa proposta da trimembração social, a Escola Waldorf se organiza sobre um tripé composto pelas seguintes esferas:

  • Corpo Docente
  • Conselho de Famílias
  • Mantenedora da escola (APAM-RJ)

O Corpo Docente

O professor é a figura de referência para a criança. É ele que procura alimentar o desenvolvimento saudável de sua classe acompanhando-a diariamente ao longo de alguns anos. É através dos professores que os princípios da Pedagogia Waldorf se tornam práticas vivas no cotidiano escolar.

O Corpo Docente é composto por todos os professores da escola, sejam eles de classe, de matéria, auxiliares de turma ou mediadores. Todos os professores de classe e de matéria são formados ou estão em processo de formação em Seminários de Pedagogia Waldorf. O colegiado de professores trabalha a identidade pedagógica da escola em reuniões semanais. Nessas, acontecem debates e decisões relativas ao dia a dia escolar, reflexões sobre classes e alunos, além de estudos e práticas artísticas pertinentes à Pedagogia Waldorf.

Entre os professores de nossa escola, é eleita bienalmente, pelos docentes, a Coordenação Pedagógica, composta por um grupo de professores de ambos os segmentos que, juntos, formam a Interna Pedagógica. Esta tem como atribuições zelar pela identidade pedagógica da escola, auxiliar nas demandas entre pais e professores e demais processos relativos ao âmbito pedagógico, além de fazer a interface com a mantenedora e gestão administrativa da escola.

O Conselho de Famílias

No modelo associativo de gestão de nossa escola, o engajamento e a representação das famílias é fundamental para o seu bom funcionamento e para a criação de uma Comunidade Escolar que partilha do ideal de uma educação Waldorf.

O Conselho de Famílias é um espaço de reflexão e articulação dos pais e responsáveis para as ações a serem realizadas na escola. Acolhe as famílias, constrói o trabalho voluntário nas comissões, apoia a gestão escolar e o corpo docente, identifica possíveis colaboradores, articulando sua participação, e busca o estudo da Antroposofia.

Nas comissões de trabalho, as famílias podem colocar os seus dons a serviço da comunidade, atuando em diversos âmbitos, de acordo com as demandas e prioridades da escola.

Em nossa escola as ações desenvolvidas estão distribuídas nas seguintes frentes:

  • Comunicação: conteúdo para site, redes sociais, fotos, informativos, entre outros;
  • Prática Econômicas: grupo que debate a suplementação econômica, quando necessário, às famílias e demais apoios e movimentos econômicos;
  • Produções Artísticas e Eventos: trabalha em prol da realização das festas, eventos, bazares e vivências, que são realizados anualmente pela escola, muitos dos quais compõem o currículo escolar;
  • Segurança e Manutenção: visa os cuidados nas nossas sedes em prol do bem-estar da comunidade;
  • Aprofundamento: envolve a construção de um calendário anual de cursos, palestras e atividades em torno do conhecimento da antroposofia, pedagogia waldorf e temas afins;
  • Cenários: frente que trabalha pela expansão da escola e na busca por uma sede própria, entre outras demandas.

A Mantenedora da escola

A APAM-RJ é uma entidade sem fins lucrativos, juridicamente constituída, responsável pela parte administrativa da escola, que zela pela transparência na gestão administrativa, financeira, jurídica e de recursos humanos, e que cuida para que os processos de gestão sejam instituídos e desenvolvidos conforme a necessidade da comunidade escolar.

A associação tem o compromisso de promover anualmente uma Assembleia Geral Ordinária, aberta a todos, na qual são apresentados o balanço anual, propostas a serem implantadas a longo, médio e curto prazos para o ano, e aclamados os novos membros associados. Entre os associados estão professores, pais, funcionários e amigos da escola comprometidos em preservar e fomentar a Pedagogia Waldorf no Rio de Janeiro.

Sua gestão é feita por uma diretoria, composta por cinco membros diretores e três conselheiros fiscais, eleitos para cargos de dois e três anos de vigência, respectivamente, em trabalho voluntário/sem remuneração.

Os familiares poderão, em liberdade, escolher se associar à mantenedora e contribuir anualmente com um valor determinado, com três opções de faixas sugeridas. Ser associado formaliza o vínculo com a escola de forma a colaborar com um fundo para despesas da mantenedora e, sobretudo, conferindo direito de voto nas assembleias, onde grandesdecisões sobre a escola são tomadas, e de se candidatar aos cargos que compõem a diretoria.

Interna Ampliada

Sabendo da importância do diálogo entre esses três organismos no dia a dia da condução da escola, no Jardim-Escola Michaelis criou-se o grupo Interna Ampliadapara fazer a interface entre o âmbito pedagógico, administrativo e familiar, de forma a viabilizar o atendimento às necessidades cotidianas da escola.