Os Encontros Regionais de Educação Infantil das Escolas Waldorf são importantes oportunidades de apoio e troca de experiências. São organizados e pensados para que um grupo de escolas, que tem a Pedagogia Waldorf como filosofia e a Antroposofia como base, possa se sustentar nas práticas da pedagogia ali apresentadas pelos professores, enquanto se reciclam a partir de determinado tema e partilham suas vivências e saberes. E esse percurso nos encontros é trilhado, primordialmente, com um olhar cuidadoso para a infância.

Essa Regional Rio de Janeiro-Espírito Santo foi a primeira vez a se reunir de forma unificada os dois Estados, o que ocorreu para que tivéssemos uma maior integração das escolas, já que, no Estado do Espírito Santo, existe apenas uma iniciativa waldorf.
Nosso encontro teve a participação de 16 instituições e aconteceu nos dias 07 e 08 de setembro no Jardim-Escola Michaelis, na cidade do Rio de Janeiro. Foram 53 educadores inscritos, e todos participaram de oficinas de artes com as professoras Marília Felicíssimo, Gabriela Duarte e Benita Michahelles. O tema central do encontro foi “Modos de preparar a criança para sua vida social na fase adulta”, e contamos, para tanto, com a presença da professora Silvia Jensen, Escola Anabá de Florianópolis/SC.

O Encontro teve também como objetivo fortalecer a Antroposofia nos estados participantes, criar uma maior integração das escolas e fomentar a comemoração dos 100 anos da Pedagogia Waldorf. Destacamos aqui nossa alegria ao podermos, justamente no dia 07 de setembro, no qual se comemora a abertura da primeira escola waldorf do mundo, celebrar juntos esse centenário, refletindo coletivamente sobre a prática e os caminhos dessa Pedagogia tão especial.

Junto ao evento dos professores da Educação Infantil, ocorreu também o Encontro de Administradores dessas Regionais com a participação do facilitador Alan Silva do Amaral, que teve como intuito a troca e fortalecimento dos processos de fundação e desenvolvimento de cada escola.

Estamos imensamente felizes e gratos pela realização, em nossa comunidade, dessa bela oportunidade de comunhão em torno da Pedagogia Waldorf. Registramos aqui nossa gratidão pelo carinho e envolvimento das famílias e membros da comunidade educadora Michaelis, que se colocaram a serviço do grupo ali presente como voluntários na organização do evento, juntamente com professores do ensino fundamental e com a equipe de apoio da escola.

O encontrou contou ainda com a eleição sociocrática dos representantes desta regional que serão: a professora Isabel Santos, do Jardim Escola-Michaelis, como a representante regional da Federação das Escolas Waldorf do Rio de Janeiro e Espírito Santo; a professora Ana Clara Fernandino, da Casa Áurea de Itaipava/Petrópolis, como apoio pedagógico; Alan Amaral, gestor da Escola Flor de Baobá, de Campos dos Goytacazes, como apoio administrativo.
Que o movimento das escolas Waldorf do Brasil, através da FEWB, possa ser um canal de desenvolvimento humano, trazendo uma visão da Antroposofia de forma mais amplificada e concreta, e realizando a tríade do bom, belo e verdadeiro de forma plena.