INFORMATIVO MICHAELIS
26 de SETEMBRO de 2019
https://www.michaelis.org.br
Querida Comunidade Educadora Michaelis,
“Eu me lembrei de uma pequena história de um homem que sempre pedia para o pai “começar o começo” da tangerina: “Pai, começa o começo!”. Porque aquilo de você “começar o começo” fazendo o primeiro furo, aquilo é muito difícil (e a criança pequena não consegue normalmente). Mas se você faz o primeiro furo, aí parece que tirar o resto das cascas se torna um pouquinho mais fácil.
Esta imagem é preciosa para vocês. Principalmente para os que não estavam lá (no período da fundação) terem noção de como foi “começar o começo”. E como foi “começar o começo” do nada. Porque hoje a tarefa é árdua e a casca continua dura. E o que a gente sentiu na pele é que no Rio de Janeiro a casca desta tangerina é muito dura. Mesmo que ela seja muito doce. Mas não é fácil descascá-la, de acordo com os relatos da primeira, da segunda, da terceira, da décima geração… A gente nem sabe em que geração mais (a Escola) está (agora) 25 anos depois. É uma iniciativa já madura. Tenho certeza de que tem muitas cascas a serem descascadas. Mas é sempre importante que a gente guarde enquanto instituição, que a gente vele e zele para que essa memória, o “começo do começo”, nunca se perca. Porque nele surge o olho d’água a partir do qual o leito vai se formando aos poucos. A gente não pode nunca deixar que esse olho (d’água) seque. Porque ele vai internamente jorrar vitalidade para a instituição, se esta souber carregar na sua alma essa imagem, esse arquétipo do que ocorreu há 25 anos. Quais foram os intentos, quais foram os impulsos que conduziram à fundação?
Trechos do relato de Paula Levy, professora-fundadora do Jardim-Escola Michaelis, que nos presenteou com um encontro, em 22/09/2018, na sede da escola, em Botafogo. Neste domingo, a escola comemora 26 anos de vida!
Gratidão a todos que fizeram parte deste Impulso, de sua Criação, Construção e Expansão! Parabéns ao Jardim-Escola Michaelis!
AGENDA
É SÁBADO! – 28/SET – 9h às 11h30 – FESTA DA PRIMAVERA
É DOMINGO! – 29/SET – 9h às 17h – PALESTRA E VIVÊNCIA “A EVOLUÇÃO DO SER HUMANO, DA TERRA E A TAREFA MICAÉLICA”
NAS SALAS DE AULA
GEOGRAFIA NO 4º ANO
ÉPOCA DA PRIMAVERA E SÃO MICAEL (SÃO MIGUEL ARCANJO)
Na Educação Infantil, as crianças que estão em fase anterior ao período de prontidão para o 1º ano do Ensino Fundamental (em torno de 5 anos) confeccionam escudos e as crianças que estão no período de prontidão (em torno de 6 anos) confeccionam espadas em alusão à espada de São Micael. Estas imagens surgem também em músicas e versos, na Educação Infantil, e em versos, lendas, histórias, plantio de sementes, jogos de coragem e desafio, no Ensino Fundamental.
ACONTECEU
FESTA SEMESTRAL
(1) conceitos sobrecarregam a memória,
(2) o artístico-visual forma a memória,
(3) a atividade volitiva fortalece a memória,
temos, então, as três regras de ouro para o desenvolvimento da memória.”
(Rudolf Steiner, GA 307, 12ª palestra)
PORTAS ABERTAS DO FUNDAMENTAL
ALERTA
VAGAS DE EMBARQUE E DESEMBARQUE
CAMPANHA
CAMPANHA “DOE UM LIVRO INFANTIL PARA UMA CRIANÇA REFUGIADA”
O QUE VEM POR AÍ
05/OUT – SÁBADO – 9h – PORTAS ABERTAS DO INFANTIL
APROFUNDANDO NA ANTROPOSOFIA
Os sete processos vitais:
1- A respiração
2 e 3 – O aquecimento e a alimentação
4 – Segregação e manutenção