Descubra alguns diferenciais da Pedagogia Waldorf! 🌳🏫

A Pedagogia Waldorf é um método educacional criado pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner no início do século XX. Ela se baseia em uma abordagem holística e integrada do desenvolvimento humano. Aqui estão alguns dos diferenciais da Pedagogia Waldorf:

 

1. Reconhecemos que cada criança é única. Trabalhamos para nutrir as capacidades individuais, proporcionando um ambiente de aprendizado que equilibra o acadêmico, o artístico e a experimentação através do fazer.

 

 

2. As escolas Waldorf desejam preparar suas crianças para a vida, não priorizando um ensino conteudista, enciclopédico, mas um ensino que seja vivo, dinâmico, onde os conhecimentos são transmitidos com riqueza, pluralidade e diversidade e as crianças possam levar o que aprendem para a vida dinâmica.

 

 

3. O modelo de organização das escolas Waldorf respeita a base de distribuição em pilares de forças equivalentes, onde corpo docente, famílias e a gestão administrativa trabalham lado a lado pela construção diária da comunidade em um modelo de cooperação e associação em prol do que está no centro de importância para este grupo, as crianças e seu desenvolvimento saudável, humano e integral.

 

 

4. A Pedagogia Waldorf considera a percepção do ritmo fundamental para a construção da rotina na escola. O ritmo do aluno é levado em consideração, assim como o de cada professor, de cada atividade, do dia, do mês e do ano escolar. Os momentos de concentração são alternados com os de relaxamento; os de introspecção com os de expansão; as atividades mentais com as manuais; as que exigem observação pelas que exigem ação. Assim, programando as atividades escolares para acontecerem no ritmo daquela que é a principal função vital do homem, a respiração, o aprendizado chega a resultados mais eficientes e sem estresse por parte dos alunos e professores – e o ato de aprender torna-se uma grande fonte de prazer.

 

 

5. Alunos Waldorf são, comumente, selecionados pelas melhores universidades do mundo, pois considera-se que adquirem capacidade de aprendizado e concentração criativa, acima da média. Diversos ex-alunos Waldorf estão, hoje, em altos cargos, em empresas no Brasil e no exterior. Outros tantos, atuam na área da medicina, da farmacologia, da biodinâmica, e muitos, também optaram – por vocação – por lecionarem em escolas Waldorf. O sucesso da inserção social do aluno Waldorf é comprovado por pesquisas. Um exemplo é a pesquisa realizada entre 125 ex-alunos da Escola Rudolf Steiner, de São Paulo, cujos resultados são, resumidamente, apresentados abaixo:

  • 100% dos alunos, que prestaram vestibular, foram aceitos, sendo 91% na primeira tentativa; 68% entraram em faculdades de primeira expressão;
  • 92% completaram, com êxito, o ensino superior;
  • 99% estão atuando no mercado de trabalho, em diversas áreas de concentração. Apesar do currículo Waldorf se utilizar fortemente da arte, apenas 12% dos alunos formaram-se em carreiras artísticas.

Pesquisas realizadas em outros países apontam para resultados similares 🌍🌟