INFORMATIVO MICHAELIS
10 de OUTUBRO de 2019

https://www.michaelis.org.br   

Querida Comunidade Educadora Michaelis,


“O que faço, como professor, na criança em idade escolar, penetra profundamente na natureza física, psíquica e espiritual. Muitas vezes, por décadas, isso atua de certa forma por baixo da superfície e vem à tona de modo bem peculiar décadas depois, às vezes, no fim da vida da pessoa, sendo que foi implantado nela, como germe, no início de sua vida. Só podemos atuar corretamente na criança pequena quando olhamos não só para ela, mas sim quando consideramos toda a vida humana, num verdadeiro conhecimento do ser humano”.

Rudolf Steiner. Fonte: GA 308, palestra de 8/4/1924, pp. 13-14
Nossa homenagem ao dia dos professores, terça-feira, 15/10. ❤

AGENDA

📝 Até 21/OUT – SEGUNDA – DEVOLUÇÃO DO CONTRATO 2020

Amanhã, 11/out, seguem nas mochilas de todos os alunos (que preencheram as fichas de intenção de matrícula) os contratos de Prestação de Serviços Educacionais para 2020, que devem ser devolvidos preenchidos e assinados até 21/out, impreterivelmente. Depois desta data, serão abertas vagas para novos alunos nas turmas. Seguirá ainda o boleto com a antecipação de 50% da mensalidade janeiro/2020, com vencimento para 05/nov. Garanta sua vaga!

😱 De 14 a 18/OUT – RECESSO DA PRIMAVERA – NÃO HAVERÁ AULA

Não haverá aulas na escola entre 14 e 18/out para a pausa da primavera. As oficinas do fundamental e os turnos ampliados do infantil também entrarão em recesso das suas atividades. Retomaremos as atividades na segunda-feira 21/out. A equipe administrativa irá trabalhar no seguinte esquema: segunda 14/out, de 9 às 16h; quarta 16 a sexta 18/out, de 7h30 às 18h.

  🌈 23/OUT – RODA DE CONVERSA COM ROSEMARIE JUNGEN – OS SETE PROCESSOS VITAIS

O Jardim-Escola Michaelis e Ramo Rudolf Steiner do Rio de Janeiro convidam para a roda de conversa “Os Sete Processos Vitais” com Rosemarie Jungen.
O que é vida? Da onde vem a força de vida dentro de nós?
Como sustentamos a vida em nós?
São algumas das questões que serão abordadas no evento com a ajuda de conhecimentos desenvolvidos por Rudolf Steiner e mais tarde por Karl König, Coenraad van Houtan e outros.
Leia uma curta sinopse dos temas fascinantes do evento aqui: http://bit.ly/2VEHUWZ

Este encontro está inserido num ciclo de 10 eventos sobre temas básicos da Antroposofia, todos realizados e promovidos na Escola pelo Ramo Rudolf Steiner do Rio de Janeiro ao longo de 2019. O evento é aberto e a contribuição é voluntária. Será na rua Visconde de Caravelas, 20. Esperamos vocês!

ACONTECEU

🤗 PORTA ABERTAS DO INFANTIL

25 famílias potenciais visitaram o nosso Portas Abertas do Infantil. A programação foi intensa e contou com a presença calorosa do corpo docente, diretoria, gestão e muitas famílias da escola. Houve kântele, canto, história, rodas de acolhimento e de conversa, visita guiada pela escola e aquarela. As famílias saíram com os corações preenchidos e muitas disseram que farão a vivência de ambientação de seus filhos.

🔨 MUTIRÃO

 Tivemos poucas mãos, que trabalharam muito. Organizamos a biblioteca, colocamos cortiças nas paredes para colocação de tarefas, desenhos e afins, colocamos ganchos nas mesas, retiramos os vasos grandes do pátio grande, trocamos os ganchos das redes, colocamos prateleiras e consertamos o armário do salão.

O clima foi de muito entusiasmo! Mutirões nas escolas Waldorf são oportunidades nas quais o aprendizado social ocorre como prática consciente de acordo com o espírito de doação para o bem comum, da fraternidade e do apoio mútuo. Nosso próximo mutirão será no dia 09/nov.

FIQUE LIGADO

🖖 De 09 a 13/OUT – FIL – Festival internacional intercâmbio de linguagens

O festival começou! Aproveite a oportunidade de ir ao teatro e ajudar na divulgação da escola. Temos disponíveis ingressos para venda antecipada de dois espetáculos, com classificação Livre!:

Ô de boca
https://m.youtube.com/watch?feature=youtu.be&v=mTkSG1yA62w

Onde guardo um sonho
https://m.youtube.com/watch?feature=youtu.be&v=LJl8cst6WIwConfira a programação completa em www.fil.art.br.

PRECISA-SE

👫 De um ou mais voluntários para, no período da tarde nos próximos dias, finalizarmos os reparos iniciados no mutirão da Visconde de Caravelas: colocar ganchos e prateleiras, reparar a porta grande do 1º ano e concluir a colocação de cortiças no 4º ano. Falar com a professora Thássia (3º ano).

“Terra que estes frutos deu
Sol que os amadureceu
Nobre sol
Nobre terra
Jamais os esqueceremos.”
Canto de devoção e gratidão antes das refeições nas turmas de Maternal e Jardim.Obrigado!
🙏🌹
Realização: Comissão de Comunicação
Sugestões: comunicacao@michaelis.org.br