INFORMATIVO MICHAELIS
24 de OUTUBRO de 2019
https://www.michaelis.org.br
Querida Comunidade Educadora Michaelis,
Fizemos uma pausa na semana que passou, o Recesso da Primavera, através do qual busca-se que as crianças e professores descansem e revigorem para o retorno às atividades até o final do ano. Comumente, neste período de pausa, alguns professores encaminham-se para as imersões das suas formações em pedagogia Waldorf. É hora também de pais e familiares retornarem com ânimo renovado para as tarefas e desafios da nossa comunidade. Mãos à obra!
AGENDA
26/OUT – SÁBADO – 16h – SARAU NO PARQUE DO MARTELO
30/OUT – QUARTA – 7h40 – QUARTA SOCIAL DO ENSINO FUNDAMENTAL
Como em todas as últimas quartas do mês, os pais e familiares podem participar do verso matinal com nossas crianças e professores, podendo haver apresentações dos conteúdos pedagógicos vivenciados em sala de aula.
FIQUE LIGADO!
URGENTE – DEVOLUÇÃO DO CONTRATO ESCOLAR 2020
IMPLANTAÇÃO DO BERÇÁRIO NO JARDIM-ESCOLA MICHAELIS
O QUE VEM POR AÍ
CONSELHO DE CLASSE – 07/NOV – QUINTA – NÃO HAVERÁ AULA
No dia 07 de novembro, quinta, ocorrerão os Conselhos de Classe da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, quando todos os professores se reúnem para avaliarem, de forma ampla, os alunos de ambos os segmentos, concomitante à avaliação da qualificação do ensino. Por esta razão, não haverá aula também no turno ampliado do Infantil e nas Oficinas de Artes.
APROFUNDANDO NA ANTROPOSOFIA
“A Educação Básica inicia-se com a Educação Infantil, que atende as crianças do primeiro setênio. Nessa fase a criança tem como característica uma atividade particularmente intensa dos sentidos e uma relação pouco seletiva frente às experiências sensoriais. Isso revela a forte tendência de se entregar ao mundo ambiente. A criança precisa do exemplo dos adultos e do ambiente em que vive. As vivências se transformam em reações ativas que, por sua vez, desenvolvem o organismo. Assim, a imitação educa, em síntese, o organismo. Quando tiver atingido um determinado nível de formação, as forças plasmadoras se tornam livres e podem então estar disponíveis para a escolarização. É o momento da maturidade escolar. Essas forças podem ser plasmadas por imagens e pensamentos, pela memória e pelo ritmo. Um sintoma exterior do término dessa atividade plasmadora dos órgãos é a formação dos dentes definitivos, ou seja, o início do processo da troca de dentição. Outros sintomas a serem observados para o ingresso no primeiro ano do ensino fundamental são o alongamento normal dos membros, a capacidade de efetuar movimentos coordenados e um adequado desenvolvimento da memória. Todavia os processos de aceleração da atualidade vêm dificultando a determinação inequívoca da maturidade escolar.”Fonte: Proposta Educacional Waldorf da Federação das Escolas Waldorf do Brasil, 2017.
“Eu quero aprender,
Eu quero trabalhar,
Eu quero trabalhar aprendendo,
Eu quero aprender trabalhando.”
Rudolf Steiner. Fonte: GA 40, p. 251, 03/08/1919
Obrigado!
Realização: Comissão de Comunicação
Sugestões: comunicacao@michaelis.org.br