Jogos Gregos

“Até a puberdade, o jovem deve apropriar-se, por meio da memória, dos tesouros sobre os quais a Humanidade pensou; depois é a época de permear com conceitos o que ele, anteriormente, gravou bem na memória. Portanto, o ser humano não deve simplesmente lembrar o que ele compreendeu mas, sim, deve compreender as coisas que ele sabe, isto é, das quais, por meio da memória, ele se apossou, tal como a criança se apossou da fala. Isto vale para um âmbito muito amplo.” (Rudolf Steiner, GA 34, pp. 30-31)

No 5º ano, a criança encontra um equilíbrio no desenvolvimento físico e conquista bons hábitos de aprendizado. O ensino de culturas das Antigas Civilizações traz para o aluno contribuições da Índia, Pérsia, Mesopotâmia, Egito e Grécia para a compreensão do mundo.
Este é o ano da mudança da pré-história e das histórias míticas para a história formal. A época de estudo da Grécia antiga é marcada pela reencenação dos Jogos Olímpicos Gregos, que com muita alegria e entusiasmo, foram vivenciados pelos nossos alunos no último dia 14, na Escola Waldorf Quintal Mágico, em Paraty/RJ, que nos recebeu com muita hospitalidade.
Antes da realização das provas dos Jogos Gregos, as turmas das escolas participantes são divididas em equipes que recebem os nomes de cidades estados, fazendo com que, dessa forma, todos os grupos a competir entre si possuam participantes de todas as escolas ali presentes. Isso faz com que a marca dos Jogos seja muito mais de apoio e interação entre as crianças do que de uma competição que apenas opusesse as escolas. Os alunos assim fortalecessem as relações e superam os desafios juntos, de forma colaborativa, associando-se a outros que acabaram de conhecer, mas que animadamente já fazem parte da mesma equipe.
Nesse dia, as provas foram em Pentatlo: arremesso de disco, lançamento de dardo, luta grega, salto à distância e corrida. As crianças tiveram a oportunidade de enfrentar o adversário e se fortalecer a partir dos desafios apresentados. Todas os times, nomeados Atenas, Olímpia, Esparta e Corinto - saíram vitoriosas pela bela participação. Ainda nesse dia, as escolas participantes - Recanto do Fazer, Escola Waldorf Quintal Mágico, Escola Waldorf Jardim Primavera e Jardim-Escola Michaelis - realizaram lindas apresentações. Um presente para os que assistiram.