Educação Infantil

Este segmento, que recebe as crianças na Rua Principado de Mônaco, em Botafogo, é aberto para matrículas ao longo do ano letivo. Para “os pequenos”, como nós chamamos carinhosamente nossas crianças entre 2 a 6 anos, não há impedimento para o início das aulas, que podem ser no turno da manhã ou no da tarde.

Ensino Fundamental

Para este segmento, o novo aluno passa por uma vivência antes de confirmar a matrícula, que é realizada para que o professor de classe e a coordenação do corpo docente compreendam em que ponto se encontra o processo de desenvolvimento e amadurecimento da criança de forma a conseguir encaminhá-la para a turma que melhor se adapte, considerando os limites de sua idade, o conteúdo aplicado em cada série, seu aprendizado pregresso, sua potência e desenvolvimento saudável, em linha ainda com a disponibilidade de vagas.

Turno Ampliado

Para as famílias que desejam deixar as crianças na escola mais tempo ou em atividades curriculares da pedagogia waldorf e afins, o Jardim-Escola Michaelis oferece o horário estendido, com todos os materiais e refeições incluídas.

Para os pequenos, o tempo ampliado é composto por atividades que atendam as necessidades da criança pequena, como almoço, soneca, lanche, brincar dentro e fora, higiene e uma história antes da despedida. Nesta modalidade, são aceitos alunos da escola do Maternal e Jardim e alunos de fora, esses a partir dos 4 anos e necessariamente cursando outra escola no período da manhã. 

Já no caso do Ensino Fundamental, as inscrições estão abertas para crianças entre 6 e 11 anos, alunos da escola ou de fora da comunidades desde que cursando o Fundamental.

Se interessou?

Entre em contato e venha fazer parte da Comunidade Educadora Michaelis!

Preencha por favor nosso formulário abaixo para maiores informações e agendamento de visitas. Entraremos em contato por e-mail.


    ManhãAmpliado tarde



    Sim


    JardimFundamental


    Sim


    Depoimentos

    “O Jardim-Escola Michaelis é uma das melhores experiências da minha vida. […] além de ser bom para meus filhos, entrar na comunidade Michaelis me ajudou a encontrar a minha própria identidade como mãe. Indico a escola a todos os pais, mães e responsáveis, irrestritamente. Para mim, a pedagogia Waldorf é um modelo de ensino escolar saudável e próspero, com resultados surpreendentes e muito eficazes. Percebo que hoje minha filha está muito mais preparada para encarar os desafios escolares, graças à pedagogia, que está desenvolvendo nela atributos como calma, disciplina, escuta, paciência, prazer e alegria no processo de aprendizagem”.

    Mariana, mãe do Maternal e do Fundamental I, e na Michaelis há 3 anos

    “A Michaelis proporciona experiências e vivências com uma qualidade que nunca havíamos visto em nenhuma outra escola. A nossa filha Clara tem tido um verdadeiro e profundo desenvolvimento como ser humano de verdade, nas coisas mais concretas e tangíveis e nas coisas mais abstratas e intangíveis da vida. Seus potenciais e suas dificuldades são observados e trabalhados, de forma íntegra e integral, respeitando o seu ritmo de crescimento, e principalmente olhando de forma muito profunda para as suas necessidade específicas. Tudo isso é feito com muito amor e cuidado. Nós Pais participamos ativamente da vida na escola, seja nas decisões administrativas, sociais ou nas pedagógicas. Somos educadores também junto com os professores e toda a comunidade que orbita a escola. Nós achamos que todas as crianças merecem uma experiência escolar como a Michaelis e as escolas de pedagogia Waldorf oferecem. Certamente o mundo seria um lugar bem melhor de se viver.”

    Raphael e Patrícia, pais do Fundamental I

    “Quando entrei pela primeira vez no Jardim-Escola Michaelis ele era apenas um jardim. Um jardim florido. Meu filho tinha apenas meses de vida mas eu, que sempre tive muitas críticas às escolas, já estava visitando inúmeros lugares para decidir onde seria a vida escolar do meu filho. Fui recebida por uma pessoa que sabia o que estava falando e me senti acolhida e segura logo de cara. Tudo ali tinha um motivo e uma explicação. Isso me encantou. Quando passei pelas salas….. elas não tinham excesso e tapetes de plástico! Elas eram diferentes. Belas. Tranquilas. Eu sentia que as coisas estavam ali para educar as crianças e não para entreter enquanto elas estão longe das famílias. Pronto. Foi assim que decidi. Era diferente de tudo que já tinha visto e me trazia muito mais prazer estar ali do que em qualquer outra escola. Eu tive vontade até de ficar mais, mas o passeio tinha acabado. Assim foi o início…. E depois disso…… nossa! Muitos prazeres essa escola me proporciona! Eu não tinha a menor dúvida que era o melhor para o Martim estar ali. Ele brincava muito e eu só aprendia sobre criança, ser humano e sobre relação. Eu não sabia por que era importante ele aprender a fazer pão, ter ritmo, desenhar mas fazia sentido em algum lugar em mim. Aos poucos fui aprendendo a teoria…. aí fui ficando mais encantada ainda. Depois surgiram as palestras sobre como funciona o grau numa escola Waldorf. Aula por época, flauta, violino, caneta tinteiro, professor recebendo aluno na porta, tricô, marcenaria…. tudo que eu queria pra mim – portanto, eu queria para meu filho também. E junto disso surgiu em mim a noção de Comunidade. Nós vivemos em Comunidade mas as vezes esquecemos. Essa escola nos ajuda a lembrar disso e isso vai nos trazendo mais presença na vida.”

    Dandara, hoje mãe do Fundamental I, e na Michaelis há 12 anos