O ritmo
Ritmo é a sucessão de tempos cadenciados que se alternam com intervalos regulares, gerando periodicidade no curso de qualquer processo. Ritmo é cadência. Ele pauta todos os fenômenos que existem, desde os astros às funções vitais humanas.
A Pedagogia Waldorf considera a percepção do ritmo fundamental para a construção da rotina na escola.
O ritmo do aluno é levado em consideração, assim como o de cada professor, de cada atividade, do dia, do mês e do ano escolar.
A ideia de ritmo é considerada em todos os âmbitos da educação, do individual ao coletivo. Os momentos de concentração são alternados com os de relaxamento; os de introspecção com os de expansão; as atividades mentais com as manuais; as que exigem observação pelas que exigem ação.
Assim, programando as atividades escolares para acontecerem no ritmo daquela que é a principal função vital do homem, a respiração, o aprendizado chega a resultados mais eficientes e sem estresse por parte dos alunos e professores – e o ato de aprender torna-se uma grande fonte de prazer.