Eu coloquei meus dois filhos no Jardim Escola Michaelis porque acredito ser, de longe, a melhor escola do Rio de Janeiro.
Me apaixonei pela pedagogia Waldorf em 2012 quando, pela primeira vez, visitei a Escola Florescer em Viçosa-MG. A experiência de entrar na Florescer me fez sentir algo indescritível, algo que me trazia aconchego, carinho, me trazia a essência da infância com uma luz que me tocou profundamente.
Depois da experiência em Viçosa simplesmente me apaixonei pela pedagogia Waldorf! Acabei tão curiosa por essa nova maneira de educação que resolvi fazer o Curso de Pedagogia Waldorf, o que me trouxe um entendimento maior sobre Rudolf Steiner e alguns livros que me deram uma base para a educação de meus filhos e inclusive para a minha auto-educação.
Depois que nos mudamos para o Rio de Janeiro, já procuramos a Escola Waldorf Michaelis, já conhecendo alguns professores de lá, por meio do Seminário de Pedagogia Waldorf.
Atualmente meus dois filhos Maria (9 anos) e Benjamin(2 anos) estão na Michaelis.
O mais novo está na turma do Maternal com a professora mais angelical que conheci. O ambiente da sala é aconchegante, os brinquedos de materiais naturais (Madeira, lã, tecidos confeccionados à mão), a área externa com brinquedos adequados de madeira, as brincadeiras sempre encantadoras e musicais! Algo que precisa ser visto, difícil de se descrever.
Maria, a mais velha, está agora no 2o Ano do Fundamental. Sempre “vivendo” as disciplinas, como por exemplo na Matemática pulando corda, fazendo desenhos geométricos com cordas, de fato vivendo a matemática, assim como faz nas outras disciplinas.

Acredito que este é o caminho mais humano para a educação. Um caminho de desafios que as crianças querem viver! A Escola deve ser um lugar aonde elas querem estar, e têm vontade de aprender!
Convido a todos que se interessaram neste depoimento a visitar a nossa querida Escola Michaelis que fica na rua Visconde de Caravelas, 20, Cosme Velho.

Esther barki