Fale conosco

Fale conosco

Olá! Preencha o formulário abaixo e fale conosco!


    Contatos diretos

    Matrículas/Agende uma Visita
    matricula@michaelis.org.br

    Secretaria escolar
    secretaria@michaelis.org.br

    Trabalhe conosco
    coordenacao@michaelis.org.br

    Diretoria da Mantenedora da escola (APAM-RJ)
    diretoria@apamrj.org.br


    Visitas

    Educação Infantil

    Este segmento, que recebe as crianças na Rua Principado de Mônaco, em Botafogo, é aberto para matrículas ao longo do ano letivo. Para “os pequenos”, como nós chamamos carinhosamente nossas crianças entre 2 a 6 anos, não há impedimento para o início das aulas, que podem ser no turno da manhã ou no da tarde.

    Ensino Fundamental

    Para este segmento, o novo aluno passa por uma vivência antes de confirmar a matrícula, que é realizada para que o professor de classe e a coordenação do corpo docente compreendam em que ponto se encontra o processo de desenvolvimento e amadurecimento da criança de forma a conseguir encaminhá-la para a turma que melhor se adapte, considerando os limites de sua idade, o conteúdo aplicado em cada série, seu aprendizado pregresso, sua potência e desenvolvimento saudável, em linha ainda com a disponibilidade de vagas.

    Turno Ampliado

    Para as famílias que desejam deixar as crianças na escola mais tempo ou em atividades curriculares da pedagogia waldorf e afins, o Jardim-Escola Michaelis oferece o horário estendido, com todos os materiais e refeições incluídas.

    Para os pequenos, o tempo ampliado é composto por atividades que atendam as necessidades da criança pequena, como almoço, soneca, lanche, brincar dentro e fora, higiene e uma história antes da despedida. Nesta modalidade, são aceitos alunos da escola do Maternal e Jardim e alunos de fora, esses a partir dos 4 anos e necessariamente cursando outra escola no período da manhã. 

    Já no caso do Ensino Fundamental, as inscrições estão abertas para crianças entre 6 e 11 anos, alunos da escola ou de fora da comunidades desde que cursando o Fundamental.

    Se interessou?

    Entre em contato e venha fazer parte da Comunidade Educadora Michaelis!

    Preencha por favor nosso formulário abaixo para maiores informações e agendamento de visitas. Entraremos em contato por e-mail.


      ManhãAmpliado tarde



      Sim


      JardimFundamental


      Sim


      Depoimentos

      “O Jardim-Escola Michaelis é uma das melhores experiências da minha vida. […] além de ser bom para meus filhos, entrar na comunidade Michaelis me ajudou a encontrar a minha própria identidade como mãe. Indico a escola a todos os pais, mães e responsáveis, irrestritamente. Para mim, a pedagogia Waldorf é um modelo de ensino escolar saudável e próspero, com resultados surpreendentes e muito eficazes. Percebo que hoje minha filha está muito mais preparada para encarar os desafios escolares, graças à pedagogia, que está desenvolvendo nela atributos como calma, disciplina, escuta, paciência, prazer e alegria no processo de aprendizagem”.

      Mariana, mãe do Maternal e do Fundamental I, e na Michaelis há 3 anos

      “A Michaelis proporciona experiências e vivências com uma qualidade que nunca havíamos visto em nenhuma outra escola. A nossa filha Clara tem tido um verdadeiro e profundo desenvolvimento como ser humano de verdade, nas coisas mais concretas e tangíveis e nas coisas mais abstratas e intangíveis da vida. Seus potenciais e suas dificuldades são observados e trabalhados, de forma íntegra e integral, respeitando o seu ritmo de crescimento, e principalmente olhando de forma muito profunda para as suas necessidade específicas. Tudo isso é feito com muito amor e cuidado. Nós Pais participamos ativamente da vida na escola, seja nas decisões administrativas, sociais ou nas pedagógicas. Somos educadores também junto com os professores e toda a comunidade que orbita a escola. Nós achamos que todas as crianças merecem uma experiência escolar como a Michaelis e as escolas de pedagogia Waldorf oferecem. Certamente o mundo seria um lugar bem melhor de se viver.”

      Raphael e Patrícia, pais do Fundamental I

      “Quando entrei pela primeira vez no Jardim-Escola Michaelis ele era apenas um jardim. Um jardim florido. Meu filho tinha apenas meses de vida mas eu, que sempre tive muitas críticas às escolas, já estava visitando inúmeros lugares para decidir onde seria a vida escolar do meu filho. Fui recebida por uma pessoa que sabia o que estava falando e me senti acolhida e segura logo de cara. Tudo ali tinha um motivo e uma explicação. Isso me encantou. Quando passei pelas salas….. elas não tinham excesso e tapetes de plástico! Elas eram diferentes. Belas. Tranquilas. Eu sentia que as coisas estavam ali para educar as crianças e não para entreter enquanto elas estão longe das famílias. Pronto. Foi assim que decidi. Era diferente de tudo que já tinha visto e me trazia muito mais prazer estar ali do que em qualquer outra escola. Eu tive vontade até de ficar mais, mas o passeio tinha acabado. Assim foi o início…. E depois disso…… nossa! Muitos prazeres essa escola me proporciona! Eu não tinha a menor dúvida que era o melhor para o Martim estar ali. Ele brincava muito e eu só aprendia sobre criança, ser humano e sobre relação. Eu não sabia por que era importante ele aprender a fazer pão, ter ritmo, desenhar mas fazia sentido em algum lugar em mim. Aos poucos fui aprendendo a teoria…. aí fui ficando mais encantada ainda. Depois surgiram as palestras sobre como funciona o grau numa escola Waldorf. Aula por época, flauta, violino, caneta tinteiro, professor recebendo aluno na porta, tricô, marcenaria…. tudo que eu queria pra mim – portanto, eu queria para meu filho também. E junto disso surgiu em mim a noção de Comunidade. Nós vivemos em Comunidade mas as vezes esquecemos. Essa escola nos ajuda a lembrar disso e isso vai nos trazendo mais presença na vida.”

      Dandara, hoje mãe do Fundamental I, e na Michaelis há 12 anos


      Ritmo

      O ritmo

      Ritmo é a sucessão de tempos cadenciados que se alternam com intervalos regulares, gerando periodicidade no curso de qualquer processo. Ritmo é cadência. Ele pauta todos os fenômenos que existem, desde os astros às funções vitais humanas.

      A Pedagogia Waldorf considera a percepção do ritmo fundamental para a construção da rotina na escola.

      O ritmo do aluno é levado em consideração, assim como o de cada professor, de cada atividade, do dia, do mês e do ano escolar.

      A ideia de ritmo é considerada em todos os âmbitos da educação, do individual ao coletivo. Os momentos de concentração são alternados com os de relaxamento; os de introspecção com os de expansão; as atividades mentais com as manuais; as que exigem observação pelas que exigem ação.

      Assim, programando as atividades escolares para acontecerem no ritmo daquela que é a principal função vital do homem, a respiração, o aprendizado chega a resultados mais eficientes e sem estresse por parte dos alunos e professores – e o ato de aprender torna-se uma grande fonte de prazer.


      Adaptação do novo aluno

      Adaptação do novo aluno

      Ao entrar na escola

      Sem conteúdo.

      Ao partir da escola

      Sem conteúdo.


      Turno Ampliado

      Turno Ampliado

      Integral para os pequenos

      Para as famílias que desejam oferecer um contraturno com atividades que atendem as necessidades da criança pequena a luz da pedagogia Waldorf, na certeza de que seus filhos terão um ritmo, atividades e alimentação adequada, essa orgânica e integral, onde comer com os colegas e docentes é um ato de amor, a Michaelis oferece o horário integral, que vai até as 15h15 ou as 17h30.

      Para este segmento, a Michaelis oferece as seguintes opções:

      • Opções de turno ampliado até 15h15
      • Opções de turno ampliado até 17h30
      • Aberto ao público em geral, crianças de 2 a 6 anos. Se de outra escola, desde que regularmente matriculada
      • Opção para pacotes mensais de frequência de 1 até 5 vezes na semana
      • Opção de apenas almoço (pacote mensal e vagas limitadas)

      Consulte os valores em matricula@michaelis.org.br.

      Oficinas para os maiores

      Para este segmento, que funciona em seu horário normal no turno da manhã, de 7h30 às 12h30, a Michaelis oferece um série de oficinas de artes, que possibilita que alunos da escola ou de fora da comunidade, que desejem ter atividades do currículo waldorf e afins, com opções variadas de formatos. Vejam nossas possibilidades!

      Para crianças de 6 a 11 anos, que cursem o Ensino Fundamental no Jardim-Escola Michaelis ou em outras escolas:

      • De 12h30 às 16h
      • Aberto ao público em geral, crianças de 6 a 11 anos
      • Opção de 1 a 5 vezes na semana
      • Opção de um último momento de acolhimento com contação de histórias, higiene, lanche e aconchego para ir à casa
      • Opção de 1 a 2 oficinas por dia + momento de acolhimento
      • Opção de apenas almoço (pacote mensal e vagas limitadas)
      • Almoço orgânico incluído com opção de proteína animal korin
      • Mínimo de 4 crianças por oficina

      Calendário semanal das Oficinas

      Oficina 1 – 13h30min às 14h30min

      Segunda-feira
      Teatro e Folclore Brasileiro

      Terça-feira
      Trabalhos manuais e Circo

      Quarta-feira
      Jogos populares e Circo

      Quinta-feira
      Teatro e Circo

      Sexta-feira
      Teatro e Culinária

      Oficina 2 – 15h às 16h

      Segunda-feira
      Teatro e Folclore Brasileiro

      Terça-feira
      Trabalhos manuais e Circo

      Quarta-feira
      Jogos Populares e Circo

      Quinta-feira
      Teatro e Circo

      Sexta-feira
      Teatro e Culinária

      Inscrições e informaçõesoficinasfundamental@michaelis.org.br 


      Ensino Fundamental

      Ensino Fundamental

      Fundamental I e II

      Turno disponível: manhã
      Idade dos alunos: 6 a 13 anos
      Local: Rua Indiana 75, Botafogo

      No Ensino Fundamental, a grande porta para o processo educativo é o sentir. É através da vida de sentimentos e fantasia da criança que todo conteúdo escolar é vivenciado. Português, matemática, línguas, estudos da natureza e da humanidade são permeados com práticas artísticas, apresentados através de jogos rítmicos, histórias e músicas e desenvolvidos pelas mãos das crianças. O professor de classe acompanha seu grupo de crianças do primeiro ao quinto ano, construindo um forte vínculo de amor e confiança com crianças e famílias, procurando proporcionar um desenvolvimento saudável e integrar pensar, sentir e querer no dia-a-dia escolar.

      Nossa pedagogia dá grande valor à arte e ao fazer manual. De diversas formas, as práticas artísticas e manifestações criativas permeiam o dia a dia escolar e os conteúdos desenvolvidos em sala de aula. De acordo com a faixa etária, o currículo escolar é enriquecido por aulas de trabalhos manuais (tricô, crochê, ponto-cruz, tricô de cinco agulhas), música (kântele, flauta doce, instrumentos de cordas, canto), artes (desenho, pintura, aquarela, desenho de formas, teatro), movimento (jogos, educação física, euritmia*), inglês, alemão, horta e culinária.


      Educação Infantil

      “Se você procura para seus filhos uma escola que parece uma casa, com quintal de terra, pão assando no forno, com grupos pequenos e acolhedores, que não intelectualiza precocemente e respeita o tempo de ser criança, que oferece brinquedos artesanais feitos com materiais naturais, que resgata a infância das cantigas de roda e dos contos de fada, que oferece lanche integral, com cereais e frutas, que é um jardim de infância de verdade… Venha conhecer a Escola Michaelis!”

      Paula Levy

      Professora-fundadora

      Educação Infantil

      Maternal

      Turnos disponíveis: manhã e tarde
      Idade dos alunos: 2 a 3 anos e meio
      Local: Rua Principado de Mônaco, Botafogo

      O nome Maternal vem de mater (mãe, em latim) e, dentro do olhar da Pedagogia Waldorf, esse termo indica acolhimento à criança: a professora inspira-se na qualidade do papel da mãe sem, no entanto, colocar-se no lugar da própria. As idades dos pequenos vão de dois a quatro anos, período em que necessitam da presença marcante de suas mães. Por isso, um dos focos mais importantes do Maternal, além da segurança propiciada pelo vínculo com a criança, é criar uma atmosfera tranquila e alegre, que deve reinar na sala como se fosse uma extensão de sua casa, irradiada a partir da postura interior do educador.

      As atividades propostas dentro da sala favorecem tudo aquilo que liga as crianças a tarefas habituais da casa as quais, aos poucos, ensaiam em suas brincadeiras. Então, saboreiam, em comunhão, lanches de frutas e cereais integrais e participam, espontaneamente, destes afazeres. A música permeia e conduz o Maternal. Enquanto canta docemente, a professora mantém o olhar atento, a cada criança.

      Jardim de Infância

      Turnos disponíveis: manhã e tarde
      Idade dos alunos: 3 anos e meio a 6 anos e meio
      Local: Rua Principado de Mônaco, Botafogo

      Quando a Pedagogia Waldorf pensa em educação infantil, cria um ambiente à imagem e semelhança da casa, seguro e confortável, com uma cozinha dentro da sala de aula para os momentos de cultivo ao preparo do alimento, e com objetos naturais dispostos para a exploração da imaginação da criança.

      Busca-se cuidar da infância como um espaço sagrado, onde a criança descobre estar viva, pulsante, respirando o mundo. Onde se alimenta do mundo a todo momento com seus sentidos; onde alimenta esse mesmo mundo com sua força criativa e potencial de liberdade. Onde a criança experimenta conhecer o mundo e seus limites a partir do próprio corpo. Onde cada criança é reconhecida como um ser individual, único, esperando que possamos abrir caminhos para que desenvolvam suas potências.

      Nossa rotina se inspira nos ritmos da natureza, nos movimentos de concentração e expansão, criando uma base segura para a criança e seus processos orgânicos. A proposta é que a escola seja sentida pelos pequenos como um prolongamento do lar, onde as crianças, de forma rítmica, brincam, dentro e fora da sala, com brinquedos naturais, e em liberdade.

      Aqui se respeita o tempo da criança e o ritmo cadenciado entre um brincar livre e um brincar dirigido, entre um brincar dentro e outro fora, entre movimento ativo e descanso, sempre evoluindo na toada como de uma respiração, que expande e contrai. Assim como o corpo mantem-se equilibrado com essa dinâmica, o aprendizado acompanha este ritmo.

      Desta forma, há o tempo do brincar dentro, quando cria-se um ambiente propício para a criança experimentar sua imaginação, com pedaços de tecidos, brinquedos de madeira, objetos naturais, como tocos, sementes, folhas, caroços de frutas secas, cascas, entre outros, e um brincar fora, também com possibilidades de investigação da natureza e do próprio corpo da criança, que é convidada a viver brincadeiras na areia, na natureza, com balanços e escaladas, com objetos reais, naturais, um convite a experimentar a potência da vida.

      Em sala, há também brincadeiras dirigidas, como a culinária, com a atividade principal semanal do fazer o pão, trabalhos manuais, desenho e aquarela, música e contação de histórias. Diariamente oferecemos uma alimentação orgânica a base de cereais, frutas e legumes.

      As crianças ajudam a professora a preparar o lanche, limpar a louça, varrer, costurar e tecer, a partir – principalmente – da imitação com a qual ela realiza essas tarefas, e de acordo com a possibilidade de cada faixa etária.

      A música, o canto e os contos de fada compõem essa atmosfera benéfica, e poética, na qual a criança pode se formar integralmente.


      Você conhece a Pedagogia Waldorf?

      Você conhece a Pedagogia Waldorf?

      Waldorf é o nome da pedagogia, criada em 1919 pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner (foto), na cidade de Stuttgart, na Alemanha, quando, a pedido dos funcionários de uma fábrica de cigarros, onde Steiner fazia suas palestras sobre a organização social, base da Antroposofia, criou-se uma escola que atendesse aos filhos daqueles que desejam ver tais fundamentos como princípios da educação das próximas gerações. A escola ganhou o nome da fábrica, Waldorf.

      As escolas Waldorf formam hoje a rede independente que mais cresce no mundo. São 1092 escolas em 64 países* e 1857 jardins de infância Waldorf em 70 países (dessas, 30 escolas e 62 jardins Waldorf são no Brasil), nos cinco continentes. A Pedagogia Waldorf oferece um modelo de currículo que pode ser considerado vivo, dinâmico e integrado, que tem como norte o desenvolvimento global do indivíduo.

      A Escola Waldorf Michaelis é uma das 30 escolas brasileiras associadas à Federação de Escolas Waldorf do Brasil**, sendo a única federada e que ministra Ensino Fundamental I e II na cidade do Rio de Janeiro. A Pedagogia Waldorf é considerada pela UNESCO “o modelo de pedagogia capaz de responder aos desafios educacionais do nosso tempo, principalmente nas áreas de grandes diferenças culturais”.

      Respeitando as diferenças individuais, o método visa facilitar o processo de descoberta das capacidades e realização do potencial de cada aluno, a partir das disciplinas exigidas pelo Ministério da Educação – MEC e de acordo com a Política Nacional de Educação, e das disciplinas complementares, com foco nas especificidades Waldorf e com base na Antroposofia.

      “A Pedagogia Waldorf concebe o homem como uma unidade harmônica físico-anímico-espiritual e sobre esse princípio fundamenta toda a prática educativa. Considera o lado anímico-espiritual como a essência individual única de cada ser humano e o corpo físico como sua imagem e instrumento. Parte da hipótese de que o ser humano não está determinado exclusivamente pela herança e pelo ambiente, mas também pela resposta que do seu interior é capaz de realizar, em forma única e pessoal, a respeito das impressões que recebe. Considera que o homem ao nascer é portador de um potencial de predisposições e capacidades que, ao longo de sua vida, lutam por desenvolver-se.

      A partir de uma visão antropológica, a Pedagogia Waldorf propõe uma concepção sobre o homem que abrange todas as dimensões humanas, em íntima relação com o mundo; explica e fundamenta o desenvolvimento dos seres humanos, segundo princípios gerais evolutivos que compreendem etapas de 7 anos, denominadas setênios. Cada setênio apresenta momentos claramente diferenciáveis, nos quais surgem ou despertam interesses, perguntas latentes e necessidades concretas.”

      Trecho do texto “Fontes, Históricos e Princípios da Pedagogia Waldorf”, elaborado pela Federação das Escolas Waldorf, em dezembro de 1998.

      http://www.sab.org.br/fewb/pw3.htm

      *Fonte:  https://www.freunde-waldorf.de/en/waldorf-worldwide/waldorf-education/waldorf-world-list/

      ** Fonte: http://www.sab.org.br/fewb/

      Principais abordagens da Pedagogia Waldorf

      Educação Infantil

      A Pedagogia Waldorf considera que os primeiros sete anos da criança (primeiro setênio) necessitam de um ambiente propício à formação do indivíduo, e que este ambiente é bastante diferente daquele que o aluno irá experimentar em seu segundo setênio de vida, entre os sete e 14 anos. Por isso, a escola que atende aos alunos desta idade não é encarada como uma pré-formação para o Ensino Fundamental. Ela é um prolongamento do lar da criança neste primeiro momento.

      “Nessa fase [até os sete anos] a criança tem uma grande abertura em relação ao mundo. Ela acolhe sem resistência anímica tudo o que lhe advém do ambiente em redor, entregando-se ao mundo com CONFIANÇA ilimitada. Vive num estado de ingenuidade paradisíaca, num mundo em que o bem e o mal se confundem indistintamente. Na criança, todos os órgãos de percepção sensória estão abertos e, a partir de uma intensa atividade em seu interior, ela responde com a repetição dos estímulos vindos do ambiente exterior, a IMITAÇÃO. Essa imitação é a grande força que a criança de 1° setênio tem disponível para a aprendizagem, inclusive a do falar, do fazer, do adequado ou impróprio no comportamento humano. E é por uma imitação mais sutil que ela cria, ainda sem consciência, o fundamento para sua moralidade futura. Nesse período a criança tem muitos amigos. Ela está aberta a contatos com outros, porém as amizades ainda são bastante superficiais, não atingindo efetivamente o outro; são muito mais destinadas a trazer o outro para o seu próprio mundo e brincar. Durante esse 1º setênio, a relação mais importante com o mundo exterior transcorre de fora para dentro. Todavia, as experiências adquiridas ainda não são centralizadas no eu, ou seja, no centro de sua consciência.”.

      Trecho do texto “Fontes, Históricos e Princípios da Pedagogia Waldorf”, elaborado pela Federação das Escolas Waldorf, em dezembro de 1998.

      http://www.sab.org.br/fewb/pw3.htm

      Por todo o tempo desenvolvem-se maneiras de brincar, com apresentação de materiais, espaço para descobertas e satisfação das curiosidades. Pedaços de madeira, sementes, panos, papel, algumas cores de tintas, conchas, pedras, toquinhos, folhas – todos são materiais que podem ser utilizados no dia a dia. Receitas de pão e bolos naturais são preparados constantemente pelas professoras, com ajuda das crianças. O desfralde é feito respeitando o tempo e as características de cada criança. A professora, com autoridade amorosa, conduz a todos; por vezes conta histórias, estimulando a imaginação. Todo ambiente é adequado à convivência e à fantasia. Os contos de fadas são apresentados às criança, considerando suas idades e épocas de desenvolvimento.

      Na Pedagogia Waldorf, valoriza-se o vínculo afetivo dos professores com as crianças e suas famílias, num processo de desenvolvimento de valores humanos, como respeito, confiança e amor dentro de um ambiente protegido e seguro. É a fase em que o mundo é bom. É o alimento de proteção necessário para a criança nesta etapa. Muitos professores acompanham as crianças por todo o período em que ficam na Educação Infantil, fortalecendo um elo de segurança com aquela autoridade amada que o guia nesse crescimento.

      O trabalho do professor Waldorf é também empenhado na criação deste ambiente harmônico e de vínculo e na relação da escola com as famílias, em torno da formação de comunidade. As épocas do ano também conduzem a ambientação das salas, a escolha das rodas rítmicas, das histórias, brincadeiras e os alimentos oferecidos no lanche em sala de aula, de modo que criança esteja conectada com o mundo e à natureza de forma integral.

      Ensino Fundamental

      Na Escola Waldorf Michaelis, hoje nós oferecemos o Ensino Fundamental I e II.

      “No segundo setênio, a criança passa a ter todas as suas forças dirigidas ao seu desenvolvimento anímico. Emancipando-se da vida puramente corporal, as energias infantis reaparecem metamorfoseadas em boa memória, imaginação, prazer em repetições rítmicas e freqüentemente em desejo de conhecer imagens de caráter universal capazes de estimular a fantasia. O pensamento da criança dessa fase é nascido mais das energias do coração do que da cabeça; é um sentimento que pensa. Este pensar é, portanto, ainda muito diferente do pensar analítico e especulativo do adulto. A grande força para aprender, nesse momento, é a capacidade de vivenciar imagens interiores intensamente. Essas imagens falam ao mundo dos sentimentos das crianças e é por intermédio delas que a criança se liga aos conteúdos apresentados.”.

      Trecho do texto “Fontes, Históricos e Princípios da Pedagogia Waldorf”, elaborado pela Federação das Escolas Waldorf, em dezembro de 1998.

      http://www.sab.org.br/fewb/pw3.htm

      Neste período de aprendizagem, a criança desenvolve sua vida emocional, e sua ligação com o mundo e com as pessoas. Na educação escolar, a criança vivencia anos de muita sociabilidade, com desenvolvimento de tarefas coletivas, pelo bem comum, estimulando o senso comunitário. A realização de tarefas difíceis, como a construção de uma casa de alvenaria, o feitio semanal do pão, o plantio e a colheita do milho e do trigo, a feitura de um boneco grande de crochê, por exemplo, são apenas algumas atividades complementares que se somam ao ensino das disciplinas obrigatórias, como Português, Matemática e Ciências, entre outras.

      A atuação continuada do professor

      Um professor Waldorf costuma acompanhar sua turma por maior tempo que somente um ano letivo. Nesta Pedagogia, quando a criança está entre seis e sete anos, considerada preparada para iniciar o Ensino Fundamental, ele está pronto para desbravar novos desafios. No 1° ano do Ensino Fundamental ela conhece aquela que será sua professora de classe até o final deste segmento. Como uma educadora de sua turma, o cerne de sua relação como educador é com os alunos, e não com as matérias. Por isso a proposta de um acompanhamento mais extenso, que possibilite inclusive um elo com as famílias e formação de um grupo social. Associada à professora de classe, estão os professores de matérias, como, por exemplo, temos as disciplinas de Inglês, Alemão, Música, Educação Física e Trabalhos Manuais.

      O ensino em épocas

      As disciplinas são alternadas por épocas de aprendizagem. Cada época possui entre três e quatro semanas de duração. Após este período inicia-se outra época, quando outra disciplina começa a ser abordada. O ensino em épocas possibilita aos alunos receberem os conteúdos de forma não fragmentada. Através desse sistema, a criança pode efetivamente “mergulhar” em cada matéria e vivenciá-la profundamente. Ao término de uma época, a disciplina abordada “adormece” para que outra comece a ser ativada e, desta forma, há um rodízio das disciplinas, pensado de forma a tornar mais curioso e dedicado o aprendizado do aluno.

      Integração das artes no currículo

      A presença constante da arte no dia a dia da escola waldorf é estimulada não para o desenvolvimento de uma faculdade em si, mas como veículo didático para o aprendizado de todas as matérias. Música instrumental, canto, trabalhos manuais, artes aplicadas, pintura, desenho, desenho de formas, euritmia, educação física, declamação, dramatização e teatro, acompanham o conteúdo curricular e são desenvolvidas de acordo com a idade. Nesse cenário, além de ter seu processo de aprendizado facilitado, a criança também encontrará espaço para exteriorizar suas habilidades individuais.

      Fontes e referências:

      https://www.freunde-waldorf.de/en/waldorf-worldwide/waldorf-education/waldorf-world-list/

      Sociedade Antroposófica do Brasil – www.sab.org.br

      Federação das Escolas Waldorf – www.fewb.org.br


      Pedagogia Waldorf

      Pedagogia Waldorf

      A Pedagogia Waldorf foi apontada pela UNESCO como um modelo capaz de responder aos desafios educacionais de nosso tempo.